Uma polêmica sobre o Festival de Teatro de Curitiba, que estreia nesta terça-feira (27), ganhou as redes sociais nesta data. O uso de um pássaro, em uma gaiola, em cena da peça que faz parte da Mostra Oficial “Julia”, da Companhia Vértice de Teatro. O Blog Papo Pet foi informado pela produção do espetáculo no Rio de Janeiro que o animal não é mais utilizado na peça, tendo sido substituído por um boneco.

Um vídeo postado no Facebook do MeuAmigoAnimal Marcio Bernstein mostra uma cena na qual um casal discute enquanto a atriz segura a gaiola. Pelo vídeo é possível ver que o pássaro se debate durante a cena e começa a piar. Em seguida, o ator retira o animal da gaiola. As imagens são do espetáculo encenado no Rio de Janeiro.

Protetoras independentes de Curitiba já estavam se mobilizando contra a apresentação da peça na capital paranaense prevista para os dias 7 e 8 de abril, no Teatro Bom Jesus. A mesma peça tem sido encenada no Rio de Janeiro. Um grupo de protetores, em Curitiba, já pretendia acionar o Ministério Público para evitar que o animal fosse utilizado em cena.

O artigo 32 da lei de crimes ambientais esclarece que “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é punível com pena de detenção de três meses a um ano, além da multa”.

A substituição do animal é mais uma vitória dos protetores. Isso mostra mais uma vez a importância da manifestação da sociedade contra os abusos praticados contra seres indefesos.