A Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Saúde está ampliando e melhorando o serviço prestado ao cidadão, prova disso é a contratação de 15 farmacêuticos – o que possibilitou a descentralização da Farmácia Básica Municipal já a partir de 1º de janeiro de 2019.

Até então, para retirar um medicamento controlado e insulina o cidadão precisa  vir até o centro de São José dos Pinhais. A partir de janeiro basta se dirigir até uma das sete Unidades de Saúde que terão Farmácia Básica Municipal própria:  Afonso Pena, Cidade Jardim, Guatupê, Martinópolis, Riacho Doce, São Marcos e Veneza.

Outra novidade é que o local onde atualmente funciona a Farmácia Básica cederá espaço para a ampliação da Farmácia Especial, que fica ao lado, mas já não comporta tantos atendimentos.

Até que as pessoas se acostumem com a novidade e descubram a Farmácia Básica mais perto de sua casa, ninguém perderá viagem ao vir para o centro da cidade, pois os medicamentos poderão nesse período inicial serem retirados na Farmácia Básica da Unidade de Saúde Cidade Jardim, que fica próximo ao Terminal Central.