A equipe policial do 13º Distrito Policial (DP) da Capital recuperou uma série de objetos eletrônicos e eletrodomésticos furtados de instituições públicas da cidade, que foram arrombadas nas últimas semanas. Dois homens, de 19 e 41 anos, que estavam em posse dos produtos, foram presos em flagrante na ação. As prisões e apreensões aconteceram na tarde de quarta-feira (25/), no bairro Umbará. 

De acordo com a polícia a dupla é suspeita de arrombar ao menos três instituições públicas do bairro Umbará, entre elas o Centro de Educação Família Feliz, a Unidade de Saúde Municipal do Umbará e a Escola Maria Neide Gabardo Betiato. “Somente neste mês foram registrados sete Boletins de Ocorrências (B.Os) relatando basicamente o mesmo crime, sempre em entidades públicas”, afirma o delegado-titular do 13º DP, Gerson Machado. 

A equipe apreendeu partes de computadores, sendo três processadores, cinco teclados, três monitores e três mouses, além de um circulador de ar, três aparelhos celulares, uma televisão de 32 polegadas, um módulo e uma caixa de som, um liquidificador, um extintor de parede e diversos cabos conectores.

Quando questionados sobre a posse dos produtos, o rapaz de 19 anos confessou que cometeu os furtos nas três instituições no bairro Umbará e disse ainda que fazia isso para trocar os objetos por drogas. Já o homem de 41 anos alegou que embora tivesse conhecimento do crime cometido pelo comparsa, apenas guardava os produtos.


Todos os objetos foram reconhecidos na unidade pelos coordenadores dos locais arrombados e em seguida restituídos a eles. “Tudo o que foi apreendido, constava em B.O registrado pelos responsáveis das entidades”, informou Machado.

O delegado ressalta ainda que as diligências irão prosseguir com o intuito de investigar o envolvimento dos suspeitos em demais crimes de furtos e arrombamentos contra instituições públicas da região Sul de Curitiba. 

Machado faz um apelo para que a população faça denúncias, ainda que forma anônima, se tiver informações de pessoas envolvidas com a criminalidade na região. “As denúncias dão um imenso suporte ao trabalho policial e auxiliam na elucidação de crimes e combate a criminalidade no município. O telefone para denúncias é: (41) 3396-1471”, finaliza o delegado.

A dupla foi autuada em flagrante por receptação qualificada e responderá Inquérito Policial (I.P) por furto qualificado. Ambos foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Capital, onde permanecem detidos à disposição da Justiça.