Uma equipe técnica do Hospital Erasto Gaertner veio a Paranaguá na manhã de quinta-feira (8). O objetivo foi conhecer alguns prédios públicos que possam abrigar a estrutura de uma unidade avançada, que a entidade pretende implantar para beneficiar pacientes que lutam contra o câncer não só da cidade, mas de todo o litoral. Acompanharam a visita o prefeito Marcelo Roque, os secretários municipais de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, de Planejamento, Silvio Loyola, e de Comunicação, Camila Roque, além dos vereadores, Marquinhos Roque (presidente da Câmara Municipal), Nilo Ribeiro Monteiro, Fábio Santos, Luiz Maranhão e Ratinho.

 

 

Foram cinco prédios visitados. Dois espaços no Hospital João Paulo II (Centro Municipal de Diagnósticos e Setor de Fisioterapia), Unidade Balduína Lobo (Dona Baduca), Centro Municipal de Especialidades (CME), Centro de Referência em Saúde da Mulher e também a própria sede da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), na rua Gabriel de Lara.

A escolha ainda não foi decidida. Dependerá de uma análise aprofundada, conforme informou o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago. “Vamos receber plantas de todos os locais. Estamos entusiasmados e queremos colocar em prática esse projeto o mais rápido possível. Há um trâmite burocrático a ser seguido”, revelou o dirigente, que afirmou que o sucesso no tratamento depende também de questões como o apoio familiar e as facilidades para aplicação dos medicamentos para combater a doença.

O prédio com maior potencial para receber a estrutura da unidade avançada é o do CME, que está em obras, com investimentos de quase R$ 800 mil, conforme adiantou o superintendente Lago. Parte do prédio seria usado pelo Hospital Erasto Gaertner e o restante para abrigar a estrutura administrativa da Semsap. O custeio ficaria a cargo do Governo do Estado, como já informou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, no início das tratativas. Para atendimento os próprios servidores do hospital serão os responsáveis.