Araucária promove entre os dias 07 a 11 de agosto o 1º Seminário de Desenvolvimento Infantil: a criança em foco. O evento é realizado na Escola de Gestão, no período da manhã, e é direcionado para os profissionais da rede pública de educação já inscritos (educadores, professores, diretores e pedagogos) para orientar e fortalecer os trabalhos prestados, para que possam ser executados com mais segurança e autonomia.

A formação coordenada por especialistas das áreas de educação e de saúde aborda etapas importantes do desenvolvimento infantil: da fala, intelectual, emocional, motor, saúde mental, processo de formação de conceitos, dentre outros processos importantes nessa etapa tão fundamental no desenvolvimento de uma criança.

 

 
“O desenvolvimento caminha junto com a aprendizagem. É na infância que eles aprendem a andar, falar, controlar o esfíncter, comer e desenvolver diversas habilidades essenciais para o dia a dia… Há no seminário especialistas de áreas variadas partilhando conhecimento, visando garantir o desenvolvimento saudável dos bebês e das crianças pequenas. Vai ser muito útil para os profissionais que vieram acompanhar”, comenta a diretora do Departamento de Educação Infantil, Telma S. C. de Oliveira.
Pensando nas atitudes, posturas e procedimentos que precisam ser adotados nas unidades de educação infantil, os quais são de grande importância para o bem-estar e o desenvolvimento de todos os bebês e crianças, é que foi proposto um seminário em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, pautado em questões que dizem respeito às práticas cotidianas desenvolvidas nas Unidades Educacionais, especialmente dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
No primeiro dia de seminário, as palestras apresentadas foram com a professora Adalnice Passos Lima sobre a Síndrome do Bebê Sacudido e com a fonoaudióloga Silvia Dias Caldas sobre o Desenvolvimento da Fala em Crianças de 0 a 5 anos.