A Piraquê lança o movimento artístico “Batatismo” em nova campanha criada pela Lew’LaraTBWA. As peças transformam os novos Snacks de Batata em obras de arte. A marca é reconhecida pela originalidade de seus produtos icônicos quando lançou os Snacks de Batata que oferecem experiência sensorial. Mais crocante e fininho do que um biscoito, mais leve, saudável e saboroso do que uma batata frita. A diferença do “Batatismo” é que o movimento, além de vida, tem sabor original com cebola e salsa e churrasco. A ação é concentrada no digital e conta com filme manifesto, que apresenta o conceito da campanha, além de materiais criados por três artistas convidados pela marca que desenvolveram obras originais, as chamadas “batatartes”. Cada um deles representa artisticamente um sabor e uma temática. Paula Aguiar, por meio da ilustração, assina a arte sabor original, enquanto a Junaka, em 3D+colagem, simboliza o sabor churrasco, e Matheus Bittencourt, em pixel art, retrata cebola e salsa. Ainda no digital, a campanha conta com influenciadores que vão amplificar e gerar conteúdo sobre um dos principais atributos do produto: a crocância.
Piraquê ressalta originalidade dos produtos criando movimento artístico “Batatismo”. Foto: Divulgação
No Rio de Janeiro, as obras do “Batatismo” estarão pelas ruas, com um plano de OOH com peças especiais em bancas de jornais, nos VLTs, relógios e na ponte Rio-Niterói. A Piraquê, que pertence à indústria de alimentos M. Dias Branco, tem investido no fortalecimento do seu portfólio de salgadinhos. Além dos Snacks de Batata, recentemente, lançou em edição limitada dos snacks Comida Di Buteco, com a proposta de levar para dentro de casa os sabores irresistíveis dos botecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa. A marca, que nasceu no Rio de Janeiro, passa por um processo de nacionalização, indo além da preferência carioca. “O segmento de snacks é prioridade na estratégia de rejuvenescimento da marca, a partir de produtos focados no jovem adulto e momentos de consumo complementares aos biscoitos da marca. Na campanha, usamos linguagem moderna e original para falar dos atributos dos produtos, conectada com o target da marca”, ressalta Rodrigo Mainieri, gerente de marketing da M. Dias Branco.
“É batata em forma de arte. E foi daí que surgiu o conceito original de toda essa campanha irreverente. Depois do Neoclassicismo, Romantismo, Modernismo, nasce um novo “Ismo”: o Batatismo. E pra dar vida a essa nova “expressão artística”, comenta Rodrigo daMatta, diretor de criação da Lew’LaraTBWA “Temos a ambição de transformar Piraquê em um ícone brasileiro”, ressalta Mainieri, que relembra o sucesso da ação Artvertising, realizada em outubro de 2020, que levou a arte de grafiteiros para o mobiliário urbano, incluindo cores no dia a dia das pessoas. “A originalidade da marca também direciona a forma dela se comunicar”, conclui.