Processed with VSCO with a5 preset

De uma mensagem às 23h da noite para, às 9h do dia seguinte, entregar um vestido para ninguém menos que Sarah Jessica Parker, ícone da televisão e da moda. Da correria em Miami, para conseguir o primeiro avião para Nova York, até ver a atriz usando a peça escolhida, Maria Paula Reis mostra para o que veio e que o impossível não faz parte de seu vocabulário. Na trajetória, a carioca que deixou o país aos 5 anos, foi a responsável pela internacionalização da Iorane, ou seja, toda a operação da marca no exterior. Como o céu é o limite, Maria Paula Reis encara um novo momento em sua carreira, o lançamento da Arka Collective, um e-commerce inédito com sua curadoria, para conectar marcas brasileiras ao mercado dos EUA e internacional.

Maria Paula Reis, carioca radicada em Miami, criadora da Arka Collective (Foto: Spoke RP/Divulgação)

 “Sempre fui apaixonada por moda e marcas. Desde 2018, quando comecei a trabalhar na Iorane, me encantei ainda mais. Estudei International Business e Marketing e sei que o processo de expansão no mercado exterior demanda expertise, é extremamente caro, e assusta as marcas. Além disso, no pós-pandemia, tanto o consumo quanto o varejo foram reformulados, ganhando cada vez mais força no online e por isso criamos a Arka Collective: para conectar, expandir e globalizar marcas Brasileira e internacionais ao redor do mundo”, conta Maria Paula Reis.

Arka Collective chega para conquistar esse espaço e dar oportunidade para as marcas brasileiras atingirem o objetivo da internacionalização.  Com proposta inédita e curadoria exclusiva, minuciosa e assertiva, Maria Paula Reis transformou sonho em realidade e na última sexta-feira (dia 9), o e-commerce foi lançado em Miami, para mostrar o melhor da moda brasileira, num evento com a participação de uma das fashionistas mais influentes de Miami, Martha Graeff, em talk mediado pela apresentadora Carol Scaff, do Inside Miami Network e participação de Paola Mantegazza e Maria Paula Reis, sobre a moda Brasileira.

O lançamento da Arka Collective aconteceu no último dia 9 de setembro, em Miami, com evento promovido pelo Inside Miami Network, empresa de internacionalização de marcas brasileiras nos EUA e contou com a participação de Maria Paula Reis (criadora da Arka), Flavia Pacheco, Martha Graeff, Anna Pignalosa, Paola Mantegazza Mariah Bernardes e Carol Scaff.

Dentro da Arka estão marcas consagradas como Mantegazza, Paola Bernardi (nome internacional da Primart), Nadia Gimenes e Maria Pavan, com itens escolhidos especialmente para um mailing de clientes exigentes nos EUA e Europa. A Arka vai apoiar cada uma delas na conquista do mercado internacional, com um time de especialistas em vendas, estoque próprio, expedição, marketing e PR.

Maria Paula conta que a demanda para um e-commerce veio das próprias clientes localizadas na Florida, Nova York, Texas, California e Europa, quando se viram sem a possibilidade de adquirir marcas do exterior.

Conhecer o público-alvo é fundamental para criar uma curadoria sintonizada aos interesses das clientes. Combinar marca e público-alvo é a peça-chave, com seleção criteriosa, diferentes estilos, abrangendo designers conhecidos e novos e criativos estilistas. Uma vez que a marca está inserida dentro da Arka, as possibilidades são infinitas, desde vestir grandes influenciadoras internacionais, até alcançar clientes importantes mundo afora”, Maria Paula Reis – criadora da Arka

Paola Mantegazza e Martha Graeff durante o lançamento da Arka (Foto: Spoke RP/Divulgação)

Conectando o Brasil aos EUA e Europa

Como nada se faz sozinha, Maria Paula Reis se rodeou de parceiros especialistas, para garantir a visibilidade e vendas das marcas no gigante mercado dos EUA.  Na Califórnia, berço das celebridades e da moda nos EUA, a Arka é representada por Berri Goldfarb, da BGPR (Berri Goldfarb Public Relations), responsável pelo branding do e-commerce e apresentação das marcas através de marketing de influência, comunicação e eventos com influenciadores internacionais como Gigi Hadid, Alessandra Ambrosio, Kendall Jenner e Oliva Palermo, além de stylists famosos, como Chrissy Teigen e Rosie Huntington-Whiteley, para ampliar a visibilidade da Arka no cenário americano.

Em Miami, o braço de marketing, PR e representação de marcas Brasileiras é o Inside Miami Network, de Flavia Pacheco e de Carol Scaff.  O objetivo é aumentar o alcance da Arka no cenário latino-hispânico-brasileiro na Florida e NY, através de ativações de marca, eventos com influencers locais Brasileiras e Hispânicas, como Martha Graeff, Jenny Lopez, Jo Paes, Mari Abbott, Gabriela Medina, Priscila Ricart e do time Insider de Brasileiras que vivem entre o Brasil e Miami, entre elas Suzana Gullo, Mariah Bernardes, Juju Norremose, Carol Buffara e Isabella Fiorentino.

Carol Scaff e Flavia Pacheco são sócias do Inside Miami Network (Foto: Spoke RP/Divulgação)

E como consultora internacional em negócios de moda, Simone Jordão, da empresa Simone Jordão International Fashion Business Consulting, expert com mais de 30 anos de internacionalização de marcas. Seu trabalho engloba o mercado atacadista internacional das marcas, todo processo de vendas, plano de execução, produto, mapeamento e escolha dos melhores salões e feiras de moda do mundo, além da participação ativa na negociação com compradores estrangeiros.

unir esforços é vital para estabelecer um coletivo de parcerias com profissionais de muitas habilidades. Precisamos para garantir que as marcas sejam percebidas e que gerem excelentes impactos no mercado internacional. A Arka tem em sua essência o propósito de ajudar a moda Brasileira a crescer e conquistar passos jamais imaginados” Maria Paula Reis.