Felipão, na coletiva após o empate contra o Atlético-GO (reprodução Youtube Athletico)

* matéria atualizada às 21h55

O empate em 1 a 1 do Athletico contra o Atlético-GO, na última quarta-feira (9), trouxe frustração para dentro da Arena da Baixada. Não apenas porque a atuação foi, segundo as palavras do técnico Luiz Felipe Scolari, “horrível”. Mas também porque o time desperdiçou a chance de cravar vaga antecipadamente na Copa Libertadores da América – o que teria ocorrido em caso de vitória paranaense em Goiânia.

Teoricamente, a chance do Athletico – que soma 55 pontos – diminuiu com os resultados desta quinta-feira, pelo encerramento da 37ª rodada. O Atlético-MG foi a 55 pontos, após vencer o Cuiabá por 3 a 0, e o Botafogo saltou para 53 ao fazer 3 a 0 no Santos. Ambos encostaram perigosamente.

A conta dentro do Athletico é a seguinte: é preciso vencer o Botafogo na última rodada, neste domingo (13), na Arena da Baixada. Isso deixa o clube paranaense em 6º lugar, independentemente de qualquer outro resultado – portanto, classificado para a fase de grupos. Em caso de empate, precisa torcer para o Atlético-MG não vencer o Corinthians, em São Paulo; do contrário, irá para a fase preliminar. Se o time paranaense perder para o Botafogo, não irá à fase de grupos. E ainda terá que torcer por dois desses resultados: derrota do Atlético-MG e tropeço de América-MG (contra o Atlético-GO, em casa) e de Fortaleza (diante do Santos, fora) – para se habilitar ao menos à fase preliminar da Libertadores. Se Athletico, América-MG e Fortaleza terminarem com 55 pontos, o time paranaense fica em desvantagem nos critérios de desempate.

Mais que a matemática, o que preocupa o técnico do Athletico é a queda de rendimento da equipe. Nos últimos 10 jogos, o time somou apenas três vitórias, além de dois empates e cinco derrotas. Um aproveitamento de 36%. Nesse caso, Felipão fez um mea-culpa. “A queda de rendimento talvez tenha sido porque não treinamos direito, ou porque não dei o treino necessário”, afirmou ele, sobre o assunto, em entrevista coletiva. “Vamos ver se conseguimos fazer alguma coisa. Ainda quem sabe – quem sabe – teremos chance de ser sétimo ou oitavo, contra o Botafogo”.

Chance de vaga na Libertadores

O Brasileirão dá oito vagas na Libertadores: seis na fase de grupos – Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo já estão garantidos – e duas na fase preliminar. Esses são os times ainda com chances de chegar ao menos à fase preliminar.

ClubepontosÚltima rodada
Athletico55Botafogo (C)
Atlético-MG55Corinthians (F)
Botafogo53Athletico (F)
América-MG52Atlético-GO (C)
Fortaleza52Santos (F)