A Aramco assinou uma carta de intenções para se tornar um potencial acionista minoritário em uma nova empresa de tecnologia de motores (PWT), a ser criada entre o Geely Holding Group (Geely Holding), a Geely Automobile Holdings Limited (Geely Auto HK.0175) – a seguir denominadas coletivamente como “Geely” – e o Renault Group. A nova empresa será dedicada a tecnologias de motores a combustão interna e híbridos.

O investimento da Aramco deve dar suporte ao crescimento da empresa e contribuir para desenvolvimentos e pesquisas-chave em torno de soluções de combustíveis sintéticos e tecnologias a hidrogênio de nova geração. Está previsto que a Geely e o Renault Group possuam uma participação acionária igualitária na nova unidade de negócios independente. Com uma rede global de 17 fábricas de motores e cinco centros de P&D espalhados em três continentes, a nova empresa deve se tornar um fornecedor global independente, com uma capacidade combinada anual superior a cinco milhões de motores a combustão interna, híbridos e plug-in híbridos, bem como transmissões, capaz de fornecer seus produtos para mais de 130 países e regiões.

Luca de Meo, CEO do Renault Group, disse: “Esta parceria com a Aramco vai elevar nossa empresa conjunta de motores com o Geely Group a outro patamar, permitindo abrir vantagem na corrida pela tecnologia de motores a combustão interna de baixíssimas emissões. A entrada da Aramco traz à mesa um know-how único que vai ajudar a desenvolver inovações de ruptura nas áreas de combustíveis sintéticos e hidrogênio”.

Daniel Li, CEO do Geely Holding Group, disse: “Damos as boas-vidas à chegada da Aramco para, juntos, criarmos uma empresa líder global em motores sustentáveis. O investimento proposto pela Aramco representa o reconhecimento de líderes globais da indústria no futuro potencial de negócios da Powertrain e uma visão para combustíveis pioneiros de baixo carbono e livres de carbono, como metanol e hidrogênio”.

Mohammed Y. Al Qahtani, Vice-Presidente Executivo de Downstream na Aramco, comentou: “Esta carta de intenções representa um grande marco em nosso compromisso contínuo com as tecnologias de transporte, apresentando uma plataforma para apoiar a pesquisa e desenvolvimento da Aramco na inovação em motores. Nossa parceria pretendida com a Geely e a Renault deve servir de apoio ao desenvolvimento de motores em toda a indústria automotiva e está alinhada como nossos esforços mais amplos em todas nossas operações globais”.

Sobre a Zhejiang Geely Holding Group

O grupo Zhejiang Geely Holding (Geely Holding) é um grupo automotivo global que possui várias marcas automotivas internacionais reconhecidas, com atividades que cobrem toda a cadeia de valor da indústria automotiva, desde pesquisa e desenvolvimento até design, produção, vendas e manutenção. 

Fundada em 1986 por Eric Li, atual presidente do Conselho de Administração da empresa, na cidade de Taizhou, na província chinesa de Zhejiang, a Geely Holding iniciou seu negócio automotivos em 1997 e, atualmente, tem sua sede social localizada na cidade de Hangzhou, na China. Hoje, a Geely Holding atua por meio de uma série de marcas, como Geely Auto, Lynk & Co, ZEEKR, Geometry, Volvo Cars, Polestar, Lotus, London Electric Vehicle Company, Farizon Auto e Cao Cao Mobility.

 A Geely Holding vendeu mais de 2,3 milhões de veículos em 2022. As vendas de Volvo Cars atingiram 615.121 unidades em todo o mundo e o Geely Auto Group (que é cotado na bolsa de Hong Kong) registrou vendas da ordem de 1.432.988 unidades. 

A Geely Holding emprega mais de 120.000 pessoas no mundo, fazendo parte do ranking Fortune Global 500 há 10 anos. 

Para mais informações sobre o Zhejiang Geely Holding Group, consulte o site oficial em [www.zgh.com]www.zgh.com.

Sobre a Geely Automobile Holdings Limited

A Geely Automobile Holdings Limited (doravante denominada a “Empresa” e suas subsidiárias denominadas coletivamente o “Grupo”) (código na bolsa de valores SEHK: 175) é uma montadora de automóveis com foco no desenvolvimento, produção e venda de carros de passeio.

O Grupo vende a maior parte de seus produtos no mercado chinês, tendo expandido suas vendas por meio da exportação para outros países nos últimos anos. O Grupo conta com várias unidades de produção na China continental, empregando mais de 40.000 colaboradores.

A Empresa é cotada na Bolsa de Valores de Hong Kong (SEHK), tendo sido incluída no Índice Hang Seng em 2017. O acionista controlador da Empresa é o Zhejiang Geely Holding Group.

Sobre o Renault Group O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 4 marcas complementares – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,1 milhões de veículos em 2022. O Grupo emprega quase 111.000 colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040