“Histórias Aleatórias” leva para as ruas de Curitiba uma contação de história bem diferente (Franklin de Freitas)

O Festival de Curitiba invadiu as ruas com nada mais nada menos que 42 espetáculos gratuitos em praças e espaços abertos. As apresentações de rua acontecerão em outros 16 espaços no Centro e bairros, levando arte para diversos lugares de Curitiba: Bebedouro do Largo da Ordem, Bondinho da XV, Cavalo Babão, Parque Bacacheri, Rua Paulo Nadolny, Parque dos Tropeiros (CIC), Rua Maria Lucia Locher de Athayde (CIC), Pátio da Reitoria da UFPR, Rua Amintas de Barros, Rua XV de Novembro, Praça General Osório, Praça Generoso Marques, Praça João Cândido, Praça Santos Andrade, Ruínas de São Francisco.

A programação de rua contempla também a região metropolitana, com espetáculos no Calçadão da XV, em São José dos Pinhais, na Praça do Museu, em Campo Largo, no Centro de Artes e Esportes Unificados, em Araucária.

A vida agitada na praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, dá o ritmo de Square, a peça do grupo holandês Wunderbaum que fez estreia mundial ontem no Festival de Curitiba e fica em cartaz até o dia 2 de abril. Sempre às 16h, a peça usa como palco a praça que tem de um lado o Teatro Guaíra e Universidade federal do outro como um grande palco durante 75 minutos.

“A praça é o espaço mais democrático possível. É onde a gente se cruza sem saber em quem votou, quem conhece o que. A praça é de todo mundo”, disse Monique Vaillé, na entrevista coletiva na Sala Jô Soares, no Hotel Mabu.

Veja aqui a lista de peças gratuitas apresentadas em espaços abertos em Curitiba



Ela é uma das atrizes brasileiras do elenco ao lado do compatriota Pedro Uchôa. A dupla, os quatro atores holandeses e um grupo de trinta pessoas recrutadas em Curitiba farão parte da performance coletiva que explora o espaço da praça.

Segundo o ator Walter Bart, a peça se desenvolve o ritmo do cotidiano da praça até um inesperado final. “A peça trabalha com a realidade e nela a gente faz intervenções. É um trabalho muito musical, o personagem principal é musico que compõe enquanto as pessoas passam”, disse.

Para participar como público da estreia mundial da peça Square é preciso chegar na praça Santos Andrade, centro de Curitiba, perto das 15h30. Serão distribuídos 100 fones de ouvido por ordem de chegada para acompanhar a performance do grupo de seis atores. A experiência sensorial só é completa para a plateia que estiver usando o fone.

“A Cozinha” é outra peça de rua do Festival. Cômica e divertida, a peça conta a história de uma mulher que vai entrar para o “time” das casadas. A peça se desenvolve a partir das novas amizades e desse novo momento: o casamento e os papos e fofocas com as amigas. Nos dias 04 e 05 de abril, às 20h, na Praça Santos Andrade.

“Histórias Aleatórias” leva para a rua uma contação de história diferenciada, onde por um dado cênico o público sorteia a narrativa. A peça será apresentada nesta sexta (31), às 16 horas nas Ruínas de São Francisco e no dia 1 de abril, às 11 horas, na Praça Santos Andrade.

Risorama: a regra é gargalhar para espantar o mau humor
Vem aí mais uma grande batalha (de risadas) contra o baixo astral. Até 4 de abril, o 31° Festival de Curitiba promove mais uma edição do “Risorama – Inimigos do Mau Humor”, no Viasoft Experience (Universidade Positivo). O evento, já tradicional no calendário da comédia stand-up brasileira, completa 19 anos em 2023 trazendo novidades.

Além do elenco estelar costumeiro, que já trouxe para os palcos curitibanos artistas como Fábio Porchat, Igor Guimarães, Sergio Mallandro, Bruna Louise, esse ano a curadoria do Risorama convocou mais de dez novos nomes em destaque no circuito de humor nacional da atualidade, vindos de diferentes regiões, e que nunca se apresentaram no Festival.

Os ingressos custam R$ 80 (inteira) por pessoa e R$ 40 (meia), e podem ser adquiridos pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, no menu “Meus Ingressos”, ou pessoalmente na loja oficial do Festival, localizada no piso L3 do Shopping Mueller.

Chefs famosos ensinam receitas durante o Gastronomix
O Gastronomix apresenta uma série de aulas show com chefs renomados durante os dias 1º e 2 de abril. O palco será o Jockey Clube, no stand da Electrolux, onde os chefs Jade Marques, Iracema Bertoco, Helio Rossi, Matheus Batalha, Ana Argenta,Caroline Vieira, Letícia Kataniwa, Gabriela Akatsu Martins, Lucas Chan Gomide, Pedro Duarte e Priscila Silva ensinam os truques para todo tipo de comida, da língua até doces como brownie de açaí.

Para assistir às aulas basta adquirir o ingresso para o Gastronomix pelo site do Festival de Curitiba e ficar atento a grade de programação, que inicia sempre às 11h30 de cada dia de evento.
Nesta edição do Gastronomix participam os restaurantes paranaenses como o Antonina 336, Nanica, Ragú Rotisserie, Chez Margot Bistrô, Gelataio Art, Emy by Kazuo.