Luis Macedo/Câmara dos Deputados


O pedágio também foi um dos temas da reunião realizada entre deputados estaduais e deputados federais do PT com a visita de Zeca Dirceu e de Enio Verri à Assembleia Legislativa. “Senti que há clima para o diálogo. A eleição acabou. É hora de colocar água fria nas tensões políticas e pensar no bem do Paraná. O Governo Federal vai encontrar o modelo equilibrado e justo de pedágio, que garanta as obras, mas que, de fato baixe a tarifa. E esse não é o modelo aprovado anteriormente, que dá muito mais peso ao aporte que as concessionárias fariam no leilão do que ao desconto na tarifa”, comentou Zeca Dirceu.

Comissão de Obras Públicas da Assembleia Legislativa do Paraná arquiva dois pedidos de abertura de Frente Parlamentar do Pedágio

Chiorato disse que o modelo deve ser definido nos próximos dias, após uma consulta à Advocacia Geral da União sobre a possibilidade de se substituir o aporte por um valor de caução, que apenas garanta a realização das obras. “Caso não seja mais possível, vamos mexer nesta curva de aporte, para que ele só seja cobrado após a concessão de um bom desconto”, disse, indicando 18% de desconto como o percentual ideal para início da cobrança de aporte.