
O prazo de inscrições para o vestibular 2024 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre nesta quinta-feira, 1º de junho. O prazo segue até 23 de agosto. Segundo a UFPR, são ofertadas 5.218 vagas, em 122 cursos.
As inscrições devem ser feitas no site do Núcleo de Concursos da UFPR. A taxa é de R$ 195 e pedidos de isenção devem ser feitos até o dia 21 de julho.
Confira as novidades
A universidade divulgou que ampliou o prazo de inscrições, de 45 para 84 dias, a opção de pagar a taxa de inscrição via PIX e a possibilidade de apresentar, nos dias de provas, alguns tipos de documento de identificação em meio digital.
Metade das vagas é destinada para a concorrência geral e a outra metade, para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro desta segunda metade, existem cotas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Pedido de isenção
A partir desta quinta-feira, 1º de junho, também começa o período para solicitar a isenção da taxa. Podem participar pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), e qualquer estudante de escola pública que, mesmo não inscrito no CadÚnico, comprove renda insuficiente (até 1,5 salário mínimo).
O prazo dos pedidos fica disponível até 14 de julho para os inscritos no CadÚnico, e até 21 de julho para os candidatos não inscritos no Cadastro Único.
1ª fase ocorre em 11 cidades
Ao realizar a inscrição o candidato deve indicar a cidade onde deseja fazer a prova da primeira fase, que acontece no dia 22 de outubro.
Veja abaixo:
Cascavel,
Curitiba,
Guarapuava,
Jandaia do Sul,
Joinville,
Londrina,
Maringá,
Matinhos,
Palotina,
Paranaguá e
Toledo.
A segunda fase do vestibular acontece nos dia 3 e 4 de dezembro e os candidatos farão a prova na cidade-sede do curso que escolheu.
Cronograma
22 de outubro – na primeira fase a prova será de Conhecimentos Gerais.
3 de dezembro – na segunda fase será aplicada a prova de Produção e e Compreensão de Textos.
4 de dezembro – no último dia de prova acontecem as provas específicas, apenas para os candidatos inscritos nos cursos que têm essa exigência.