
O estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Mateus Botogoske, de 24 anos, aguardava desde abril o plano de saúde cumprir uma decisão judicial determinando a realização de uma cirurgia para o tratamento de um câncer ósseo na bacia, indicada por um médico especialista. O plano de saúde não liberou a cirurgia, mas na segunda (12), o procedimento foi feito pelo SUS. Segundo informações da família postadas no perfil dedicado à luta de Botogoske no Instagram, o procedimento durou 20 horas e foi um sucesso, Ele está bem em recuperação na UTI.
“Mais uma data de renascimento para se comemorar: 12/06/2023”, postou a mãe do estudante, Helenice boto. “Com muita luta, pessoas dispostas a ajudar e com o único cirurgião que se solidarizou e dispôs a salvar meu filho, quando ficamos abandonados pelo plano de saúde, a cirurgia finalmente aconteceu”. A boa notícia sobre Botogoske também foi publicada no perfil da UFPR: “Mateus, querido, desejamos uma pronta recuperação e que você volte para concluir o curso de Medicina e pegar o seu diploma UFPR”.
O estudante foi diagnosticado com câncer ósseo em novembro de 2019, retirou um tumor do braço esquerdo por meio do mesmo plano de saúde, a Clinipam. Há seis meses, foi diagnosticado com metástase. A cirurgia indicada por um especialista foi a hemipelvectomia, que removeria o tumor por completo. Foi esse procedimento que o plano se recusou a fazer alegando “exagero” no valor cobrado pelo médico, apesar da decisão da Justiça em 28 de abril deste ano.