





Numa semana 30 graus, na outra os termômetros não passam dos 10. Essa elasticidade climática curitibana acaba com a imunidade e pega os desprevenidos de calças curtas, sem agasalho ou guarda-chuva. A solução é planejar, mesmo quando o cenário e a previsão do tempo são incertos.
Ainda não estamos na meia-estação propriamente dita, mas essa bipolaridade climática pode ser melhor administrada de dois jeitos: usar um casaco bem quente sobre uma roupa fresca ou construir camadas de roupas. As duas formas são eficientes e valem para situações diferentes. A primeira serve para quando você vai ficar um lugar fechado e pode tirar o casaco. Caso vá se expor e bater perna, opte pelas camadas e vá colocando ou tirando roupas conforme a necessidade.
Para inspirar vocês, eu fiz uma seleção de sobreposições, que, na verdade, são quase que variações sobre o mesmo tema: camisa com uma blusa de gola alta por baixo, um casaco, calça e bota. Camiseta e blusão. Ou saia e meia calça. Bota longa sem meia. E por aí vai. Dá ainda para jogar um cachecol por cima, para calor extra, ou um lenço. Quem quiser refrescar a produção, pode optar por sapatos mais abertos, casacos de meia manga, decotes mais pronunciados. A ideia aqui é inventar moda e variar a solução de sempre jogar por cima de tudo a terceira (e mais amada) peça.