
A Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná participaram na noite da última quarta-feira (11 de outubro) do resgate de mulheres paraguaias que estariam em uma casa noturna na cidade de Santa Helena, no oeste do estado. Há indícios de suposto crime de tráfico internacional de pessoas no caso em investigação.
O pedido de socorro partiu das famílias das jovens paraguaias às autoridades de seu país. Ao receber a informação, o governo paraguaio acionou o Comando Tripartite – órgão de cooperação internacional entre os países da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina).
Cientes do fato, autoridades brasileiras designaram uma equipe formada por policiais federais e policiais civis para confirmarem a denúncia e realizarem o resgate.
Ao chegar ao local indicado, foram localizadas as três jovens, com idades entre 19 e 24 anos, conforme indicação da autoridade estrangeira. As mulheres foram devidamente identificadas e informaram que vieram ao Brasil com promessa de trabalho bem remunerado, mas foram submetidas à exploração.
As jovens foram resgatadas e entregues às autoridades paraguaias, que providenciaram o retorno às suas famílias.