ESP-Coxa-Arilson
Arilson em ação pelo Criciúma (Crédito: Divulgação/Celso da Luz/Assessoria de imprensa Criciúma E.C.)

O Coritiba está tentando a contratação do volante Arilson, 29 anos, destaque do Criciúma na campanha do terceiro lugar na Série B de 2023, que garantiu o acesso à primeira divisão. O jogador está em fim de contrato e ainda não chegou a um acordo para renovação. Ou seja, pode vir a “custo zero” ao Coxa, sem necessidade de aquisição dos direitos econômicos.

Por enquanto, a proposta salarial do clube paranaense é superior à da equipe catarinense.

O site 4oito, de Criciúma, publicou entrevista do presidente do clube de Santa Catarina, Vilmar Guedes, sobre a negociação para renovar com Arilson.

Arilson marcou cinco gols em 33 jogos na Série B de 2023. Foram dois de cabeça e um de fora da área. Foi o meio-campista com mais gols pelo Criciúma na competição – só ficou atrás dos atacantes Éder (37 anos, ex-seleção da Itália e Internazionale-ITA) e Felipe Vizeu (26 anos, ex-Flamengo), que fizeram nove e seis gols, respectivamente.

Além de se destacar na artilharia, Arilson foi o melhor do Criciúma na precisão de passes (com 84,6%) e em desarmes (2,15).

Títulos e acessos
Arilson chegou ao Criciúma em maio de 2021, logo após o time ser rebaixado para a segunda divisão estadual. Disputou a Série C do Brasileiro daquele ano e conseguiu o acesso à Série B. Em 2022, ajudou o time a conquistar a segunda divisão estadual e participou da campanha do 8º lugar na Série B. Em 2023, foi titular tanto na conquista do título da primeira divisão estadual como na campanha do acesso da Série B para a Série A do Brasileiro. Soma 113 jogos, sete gols e cinco assistências pelo clube.

História
Arilson surgiu no Tupi-MG e depois rodou por Figueirense-MG, Formiga, Pelotas, Valeriodoce, Poços de Caldas, Caldense, Uberlândia, Athletic-MG, Patrocinense, Mamoré, URT, União Luziense e Pouso Alegre.

Elenco
O Coritiba conta com os volantes Willian Farias, Andrey, Samaris, Fransérgio e Sebá Gómez no elenco. O meia Matheus Bianqui também atua como volante – ele está emprestado pelo Maringá até o final de 2023.

Perfil das contratações
Em entrevista coletiva na segunda-feira (dia 27), o CEO da SAF Coritiba, Carlos Amodeo, afirmou que o orçamento de 2024 será para ter a equipe como protagonista na Série B. No entanto, descartou contratações bombásticas. Segundo ele, o técnico Guto Ferreira e o elenco para 2024 serão com perfil “talhado para Série B”.