
Cinco cães da raça pit bull foram apreendidos nesta manhã de terça-feira, 17, em um canil localizada no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O canil pertenceria ao criador dos cães encontrados na rinha cães localizada na área rural de Mariporã, município da Grande São Paulo. Na ocasião foram presas 41 pessoas. O dono do canil foi solto. A ação é um desdobramento da operação de domingo, 15;
Maus-tratos a animais podem ter pena maior; projeto tramita
Ao chegarem ao local, os policiais constataram que os animais estavam em situação de maus-tratos. Nos cães, que estavam em gaiolas separadas. Um veterinário foi chamado pelos os policiais. Várias cicatrizes foram constatadas nos animais o que reforça a suspeita de que eles também tenham participado das lutas. O delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, afirmou que entrará em contato com a Polícia de São Paulo, responsável pelo andamento das investigações naquele estado, para pedir prisão do dono do canil. “Era uma quadrilha extremamente organizada e que causava intenso sofrimento a esses animais”, afirmou
No local, 19 cachorros da raça pit bull foram resgatados. O esquema era internacional. Um médico, um veterinário e um policial militar também foram detidos. “Uma cena de terror, tinha cachorro morto, cachorrro machucado, em 13 anos de polícia eu nunca tinha visto nada parecido”, disse.
Ainda conforme o delegado, o veterinário tinha como tarefa reanimar os animais para que eles seguissem brigando até a morte. Além disso, os animais não tinham comida nem água suficiente como objetivo de deixá-los estressados para que pudessem brigar.
Ainda conforme o delegado, as apostas eram feitas fisicamente, ali no local, e também pela internet – no mundo inteiro, conforme o delegado. “Era uma rinha internacional. Ano passado foi na República Dominicana, esse ano aqui no Brasil. Ano que vem provavelmente seria em outro país”, disse. No local, a Polícia Civil de São Paulo apreendeu R$ 47 mil. Entre os cães, havia animais avaliados em R$ 200 mil.