
Rebaixado mais uma vez para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba segue em reformulação para 2024 e teve mais uma semana agitada no mercado da bola. Negociações para as entradas e saídas de atletas do elenco coxa-branca avançaram, um importante dirigente do clube teve o seu “Dia do Fico” e foi divulgada ainda uma carta à torcida pelo Conselho Administrativo do Coxa, fazendo um balanço dos três anos de gestão (2021-2023) que estão chegando ao fim.
Começando pela carta, no documento os dirigentes coritibanos destacam a transformação pela qual o clube passou nos últimos três anos, com reestruturação administrativa e financeira e renegociação de todas as dívidas (fiscais, cíveis e trabalhistas) . “O Coritiba voltou a ser um clube que paga em dia”, afirma a carta divulgada, na qual os dirigentes também admitem que falharam e lamentam que o Coxa tenha de disputar a Série B em 2024, mas garantem que a equipe “terá condições de planejar um bom ano, retornar à Série A e solidificar a base do que virão a ser as conquistas do futuro”.
E o planejamento para 2024 já está em andamento. Na segunda-feira (11), por exemplo, o clube confirmou a contratação do volante Arilson, destaque do Criciúma na última Série B. Além dele, outro nome deve chegar para reforçar o meio de campo alviverde. Trata-se de Vini Paulista, jogador de 22 anos ex-Juventude e que deve ser anunciado no começo desta semana pelo Coritiba.
A busca por meio-campistas, inclusive, não é à toa. É que Andrey e Bruno Gomes, que estão no clube desde o ano passado, não devem permanecer para 2024. O primeiro atrai interesse de clubes do futebol japonês e de outros times brasileiros, enquanto o segundo estaria próximo de um acerto com o Fluminense. Já o argentino Marcelino Moreno interessa a clubes que disputarão a elite do futebol brasileiro, como Bahia, Botafogo, Corinthians e Vitória (além do Santos, que também jogará a Série B) e pode sair se alguém pagar o valor exigido pelo Coxa: 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15 milhões) por 50% dos direitos econômicos do jogador.
Outra despedida foi do atacante Maurício Garcez, de 26 anos e que será devolvido ao Brusque (SC) após o fim de seu empréstimo. Já o meia-atacante Fabrício Daniel, que esteve emprestado ao Sport em 2023, deve voltar ao Alto da Glória, enquanto o clube busca um novo clube para o atacante Rodrigo Pinho.
Além disso, o Coxa também renovou o empréstimo do goleiro Rafael William ao Maringá, mas vai ao mercado em busca de um nome “mais cascudo” para defender a meta alviverde na próxima temporada. Isso porque Marcão já foi dispensado e Gabriel e Luan Polli podem ser negociados, o que deixaria apenas uma opção para a posição no elenco: o jovem Pedro Morisco, de apenas 19 anos.
Por fim, outra importante notícia coxa-branca foi a de que o executivo de futebol Júnior Chávare recusou propostas de clubes da Primeira Divisão para ficar no Alto da Glória em 2024. Vasco e Corinthians teriam tentado a contratação do dirigente, que chegou em outubro deste ano ao Coxa e preferiu dar sequência ao trabalho neste momento.