
Na sessão desta terça-feira (19), em primeiro turno, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a inclusão do Festival Tutano Gastronomia no calendário oficial de eventos da cidade. De autoria do vereador Dalton Borba (PDT), a proposta fixa a realização do evento no mês de outubro, anualmente.
A Tutano surgiu como uma revista, em 2012, e se transformou, em 2023, num grande evento, que hoje é referência para o mercado gastronômico, “ecoando por todo o Brasil”. Borba frisou o impacto do festival não só para a cadeia da gastronomia, mas para o turismo na cidade de Curitiba.
“A última edição foi realizada no museu Oscar Niemeyer e chacoalhou o mercado gastronômico do Sul do Basil, reunindo cerca de 15 mil pessoas. A proposta do festival é unir, conectar e formar uma rede sólida que abrange toda a cadeia da gastronômica, desde a terra até a mesa”, disse o autor. “Isso impulsiona o turismo, promovendo nossa cidade como um destino gastronômico de destaque, […] é um agente transformador que coloca Curitiba no centro das atenções.”
Alexandre Leprevost (Solidariedade) corroborou a importância do evento e de seu idealizador, Beto Madalosso. Com 26 votos positivos e 1 abstenção na análise em primeiro turno, o projeto de lei retorna à pauta, nesta quarta-feira (20), para a confirmação pelo plenário (005.00147.2023).