
Às 8 horas desta manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro, moradores de alguns bairros de Curitiba usaram as redes sociais para relatar a falta de energia nas casas desde às 16 horas desta terça-feira, 9 de janeiro. Em vários casos, descreveram a indisponibilidade do serviço sobre falta de luz.
Segundo dados da Copel, às 8 horas, 1.300 residências ainda estavam sem energia com previsão de restabelecimento para antes do meio-dia desta quarta-feira. Os casos estariam mais concentrados na região de Santa Felicidade, Pilarzinho, Boa Vista e dois pontos no bairro Água Verde.
Por meio da assessoria da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), a informação é de que a tempestade causou danos mais graves em alguns pontos com a quebra de cerca de 13 postes em Curitiba e Região Metropolitana. O tempo médio para o conserto de cada poste é de 4 a 5 horas, dependendo do caso. As equipes de manutenção estão a campo desde à tarde de ontem para consertar os postes e restabelecer a energia, segundo a assessoria.
Ao todo, em Curitiba 60 mil residências relataram falta de energia por conta do temporal desta tarde de terça. Conforme bota da Copel, mobilizadas ao longo desta madrugada, as equipes da Copel conseguiram religar 93% das unidades consumidoras afetadas pelos fortes temporais que atingiram diversas regiões do Paraná desde a tarde desta terça, dia 9.
Desde o início, mais de 1.100 profissionais da companhia foram destacados para trabalhar no conserto da rede. Com incidência de raios e ventos de até 90 km/h em algumas localidades, os temporais localizados atingiram diferentes áreas do Estado. As regiões Oeste e Sudoeste foram as primeiras afetadas, seguidas pelo Centro-Sul e pela Região Metropolitana de Curitiba. Mais tarde, as regiões Norte e Noroeste também foram atingidas por um novo temporal. No início da noite de ontem, momento mais crítico do temporal, 172 mil unidades consumidoras estavam desligadas.
Às 8 horas desta quarta-feira, havia 38 mil consumidores desligados em todo o Estado. Os municípios com maior número de domicílios desligados no momento são Santo Inácio e São Jerônimo da Serra na Região Norte, Cidade Gaúcha e Pérola no Noroeste, Guaíra e Cruzeiro do Iguaçu no Oeste, Tibagi e Reserva no Centro-Sul, e Quitandinha e Cerro Azul na Região Leste.
As equipes trabalham para atender a 3,4 mil serviços emergenciais registrados. Cada serviço representa um ponto diferente na rede que precisa ser inspecionado e consertado. Em algumas localidades, os temporais provocaram quebra de postes e queda de árvores sobre os cabos, o que exigirá reconstrução de parte da rede. O trabalho continuará ao longo desta quarta, 10, até que todos os consumidores tenham o fornecimento de energia restabelecido.
SEGURANÇA – A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.