
O Athletico Paranaense está nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024. Nesse domingo (dia 14) à noite, venceu por 2 a 1 a Ponte Preta, pela terceira fase da competição, em Catanduva (SP).
Na próxima fase, o Athletico vai enfrentar o Grêmio, que eliminou o Coimbra nesse domingo (dia 14). As oitavas estão previstas para terça-feira (16) e quarta-feira (17). A organização ainda não divulgou as datas e horários dos confrontos.
Para chegar à terceira fase, o Athletico passou pelo Tanabi, nos pênaltis, por 4 a 1, na segunda fase. Na fase de grupos, o time paranaense terminou em segundo lugar do Grupo 2, com duas vitórias (sobre Sparta e Portuguesa-RJ) e uma derrota (Catanduva-SP).
Coritiba
O Coritiba terminou em primeiro lugar do Grupo 31, com três vitórias (sobre Canaã, Juventus-SP e Monte Azul). Na segunda fase, passou pelo Retrô, por 1 a 0. Na terceira fase, enfrenta o Juventus, na Rua Javari, em São Paulo, nessa segunda-feira (dia 15) às 11 horas, com transmissão pelo Sportv.
Escalação
Nesse domingo, os gols da vitória do Athletico foram de Lucca, em cobrança de falta, e de Keven. O técnico Caco Espinoza escalou a equipe com:
- 1- Filipe
- 2- Ataíde
- 23- Fábio Lucas
- 3- Marcos André
- 6- Leo Derik
- 18- Biro
- 7- Lucca
- 11- Chiqueti
- 10- Dudu
- 16- Sorriso
- 9- Walace
Regulamento
A Copinha 2024 começou no dia 2 de janeiro com 128 clubes, que estão divididos em 32 grupos de quatro times. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro das chaves – são três rodadas, portanto. Os dois primeiros avançam à fase seguinte, quando a competição passa a ser disputada em sistema eliminatório, até a final, marcada para 25 de janeiro, data do 470º aniversário da cidade de São Paulo.
História
A competição foi criada em 1969. Os paranaenses nunca ficaram com o título. Quem chegou mais perto foi o Athletico, que perdeu a decisão para o Corinthians em 2009. Os maiores campeões da competição são Corinthians (10 títulos), Flu (5), Inter (5), São Paulo (4) e Flamengo (4).
Paranaenses
Além do Athletico e do Coritiba, os outros paranaenses na competição são o Patriotas (Curitiba) e o Operário (Ponta Grossa). O critério para distribuição das quatro vagas do Estado foi pela classificação no Campeonato Paranaense Sub-20. O Londrina tinha direito à vaga, mas desistiu da competição sediada no estado de São Paulo.
O Patriotas foi eliminado após três derrotas (Cuiabá, Taubaté e Inter de Limeira). O Operário acabou eliminado ao terminar em 3º do seu grupo, vencendo o Tupã-SP, mas perdendo para Guarani e Atlético-GO.