19coxa copinha jp pacheco
Coritiba x Cruzeiro, pela Copinha (foto: JP Pacheco;/ Coritiba)

O Coritiba perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (19), pelas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida foi na Arena Barueri, em São Paulo. Com o resultado, o time paranaense está eliminado da competição.

A partida da semifinal está marcada para segunda-feira (22). O adversário será o Flamengo, que eliminou o Aster nos pênaltis (4 a 2), após empate em 1 a 1 no tempo normal.

O duelo entre Coritiba e Cruzeiro confrontava as duas melhores defesas da Copinha. Ambos tinham levado apenas um gol em seis jogos. O Coritiba só havia sido vazado pelo Ibrachina, no empate em 1 a 1, nas oitavas de final — depois, venceu nos pênaltis, com o goleiro Pedro Morisco defendendo duas cobranças e ainda convertendo a dele.

O jogo

O Coritiba estava reforçado com dois jogadores que defenderam a equipe profissional no ano de 2023: o zagueiro Jean Pedroso e o atacante Kaio César. Ambos foram integrados à equipe sub-20 após as oitavas de final.

Na primeira etapa, o Cruzeiro teve mais volume de jogo e mais chances de gol, Mas o goleiro Pedro Morisco fez quatro defesas difíceis. Ele parou um chute de Tevis, aos 15, de Henrique aos 19, de Carlos Gómez, aos 37, e de Fernando, aos 39, quando se atirou aos seus pés. O time paranaense conseguiu criar chances apenas a partir dos 30 minutos. Em uma delas, Kaio César chutou rasteiro e acertou a trave esquerda. Três minutos depois, Lucas Ronier recebeu de Kaio César, invadiu a área, driblou Bruno Alves bateu forte, mas o goleiro Otávio fez uma grande defesa.

Na etapa final, o Coritiba teve chance de abrir o placar aos 6 minutos, com Rian Alves, mas o goleiro Otávio espalmou. O jogo ficou equilibrado até os 30 minutos, quando o Cruzeiro fez 1 a 0 numa falha da defesa coxa-branca. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou com Fernando, que cruzou para a área. O zagueiro Pedrão, posicionado entre Jorge e João Vitor, cabeceou à esquerda do goleiro. Após levar o gol, o técnico Guilherme Bossle mexeu na equipe, para deixá-la mais ofensiva. Mas o time não conseguiu chegar ao empate. Na chance mais clara, aos 49 minutos, Jean Pedroso finalizou por cima do gol.

“Infelizmente teve uma desatenção após o escanteio. Mas o grupo está de parabéns, a Copinha foi excelente”, disse o goleiro Pedro Morisco, após a partida.