SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Entre artistas pop que têm lugar na memória afetiva do público brasileiro, os Monkees são aqueles com menos material disponível para consulta. A falta de livros em português sobre o quarteto de estrondoso sucesso começa a ser revertida, com um lançamento em São Paulo.

“Love Is Understanding – A Vida e a Época de Peter Tork e os Monkees” chega para preencher essa lacuna. Escrita pelo carioca Sergio Farias, que lançou anteriormente “John Lennon – Vida e Obra”, a biografia nasceu das dificuldades que ele encontrou quando era fã do grupo.

“Comecei a ver os Monkees em 1975, numa das inúmeras reprises na TV”, diz Farias à reportagem. “Era criança e, para mim, aquilo era novo. Descobri depois que era dos anos 1960 e fui atrás de informação, mas não encontrei nada.”

O grupo foi criado para a série “The Monkees”, que teve duas temporadas. Seus 58 episódios foram ao ar nos Estados Unidos entre 12 de setembro de 1966 e 25 de março de 1968. No Brasil, estreou em 1967.

Em menos de dois anos, o quarteto se transformou numa febre mundial. Hoje, soma mais de 63 milhões de discos vendidos.

Para atrair fãs dos Beatles, executivos de TV reuniram Micky Dolenz (bateria e vocal), Davy Jones (vocal), Michael Nesmith (guitarra) e Peter Tork (baixo).

“Queria entender porque o grupo, depois do estrelato mundial, tinha caído no ostracismo”, conta Farias, que mal conseguia falar quando encontrou pela primeira vez Dolenz, Tork e Nesmith reunidos (Jones morreu em 2012, de infarto). “Era muita emoção.”

Farias usa como fio condutor a história de Tork, 76, o único Monkee que não tinha uma biografia individual publicada.

Assumindo na série o papel de bobão do grupo, Tork era na verdade o Monkee mais integrado ao mundo do rock. Foi amigo de Jimi Hendrix e Janis Joplin e atuou como uma espécie de padrinho do trio Crosby, Stills & Nash, que nasceu quando seus integrantes moravam na mansão de Tork. 

Com o sucesso, ganhou tanto dinheiro que abrigava amigos em sua casa e mantinha conta aberta em lojas para que pudessem fazer compras para que ele pagasse depois.

Ativa até 1971, a banda sofreu um abalo forte ainda em 1967, quando Nesmith revelou que nenhum deles tocava os instrumentos nos dois primeiros discos, reforçando a imagem de banda pré-fabricada.

Com experiência como atores e músicos antes da série, eles tomaram o controle da parte musical e lançaram seu primeiro disco de verdade, o autoral “Headquarters”, mas o estrago estava feito. Sem a TV, o público se afastou.

Tork perdeu o dinheiro e chegou a servir mesas na Califórnia. O livro conta as vidas dos ex-integrantes após a separação, entrelaçadas por tentativas de volta em turnês nostálgicas.

“Love Is Understanding”, publicado pela editora portuguesa Chiado Books, está à venda em livrarias brasileiras.