
A partir de atuação do Ministério Público do Paraná, foi inaugurado nesta quinta-feira, 25 de janeiro, o canil municipal de Três Barras do Paraná, no Oeste do estado, com capacidade inicial para abrigar 40 animais que estavam abandonados em uma propriedade rural no Município.
A construção do canil foi feita após intervenção do MPPR, por meio da Promotoria de Justiça de Catanduvas, sede da comarca, com o objetivo de estimular o controle de zoonoses. Inicialmente, a Promotoria emitiu uma recomendação administrativa, que não foi atendida, razão pela qual foi ajuizada em seguida uma ação civil pública. O Judiciário atendeu os pedidos do MPPR na ação e determinou a construção do local – liminarmente, fixou uma multa diária de R$ 700 (até o montante máximo de R$ 750 mil) caso o canil não fosse construído no prazo estabelecido.
Os cães que estavam abandonados na propriedade rural foram retirados e acompanhados até o novo canil pela equipe local da Vigilância Sanitária, servidores públicos, vereadoras, membros da Associação de Proteção aos Animais e agentes da Polícia Militar. Os animais recolhidos serão castrados e passarão por avaliação veterinária, recebendo todos os cuidados necessários.
Processo número 0001352-68.2023.8.16.0065