didi caillet a venus curitibana
Escultura homenageia Didi (Foto: Mario Akira)

Uma praça próxima ao Memorial Árabe, na região do Centro Cívico, em Curitiba, homenageia Marie Delfine Caillet, conhecida como Didi Caillet. Didi foi a primeira Miss Paraná e em 1929 disputou o Miss Brasil, ficando em segundo lugar, no ano em que a coroa foi para a Miss Rio de Janeiro (na época Distrito Federal).

Acontece que, segundo jornais da época, Didi era a favorita, a mais bela, mais inteligente e formosa entre as candidatas, e que acabaria injustiçada no concurso. Menos mal. Na sua volta para casa foi recepcionada por 30 mil pessoas em delírio com o feito na Capital Federal.

blogpost_226594_img1_didi-caillet
Didi Caillet

Mas Didi era mais. Poeta (é dela a primeira gravação em disco de poemas declamados de que se tem notícia no País), se transformou imediatamente em musa para os curitibanos.

Em 2015, foi tema do livro biográfico e documentário, “Didi Caillet, A Musa dos Paranistas”, de Paulo Koehler.

Na praça Didi Caillet (na Rua Heitor Stockler de França com a Rua Barão de Antonina) um busto em granito faz homenagem à musa, retratada como a “Vênus Curitibana”. A obra é da escultora argentina radicada em Curitiba, Maria Inês di Bella. Antes, um busto de bronze de Didi estava no local, mas foi roubada. Um novo foi feito recentemente, também em bronze, e está no acervo do Museu Paranista, no Parque São Lourenço.

Quer saber mais sobre a disputa do Miss Brasil 1929, veja aqui.

https://www.bemparana.com.br/especiais/barulho-curitiba/didi-caillet-a-miss-parana-que-causou-versos/

Bem Paraná

A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.

E agora, o jornal, perto de completar seus 41 anos, testemunha ocular dos acontecimentos (no bom e velho jargão jornalístico), relembra aqui aquelas coisas que fazem Curitiba. Sejam seus mistérios, seus caminhos, suas tradições, suas particularidades. Onde comer e o que comer. Desvendar suas ruelas e trilhas. Suas curiosidades.

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.