Vini Paulista e Fransérgio disputam lance em treino do Coritiba
Vini Paulista e Fransérgio disputam lance em treino do Coritiba (Crédito: JP Pacheco/Coritiba/Divulgação)

O Coritiba terá mudanças na partida nesta sexta (31) às 19 horas, em Fortaleza, contra o Ceará, pela 8ª rodada da Série B. O time não conta com o volante Sebá Gómez, que se apresentou à seleção colombiana, e terá alteração no meio-campo.

O jogo terá transmissão de Sportv e Premiere.

Jejum de 29 anos

O clube paranaense tenta encerrar um jejum de 29 anos sem vencer como visitante o Ceará. A última vitória ocorreu em 1995, pela Série B, pelo placar de 2 a 0. Depois, foram mais seis duelos no Nordeste, com três vitórias do time cearense e três empates.

Se o retrospecto histórico é forte contra o Coritiba, em 2024 o Ceará tem vivido altos e baixos em casa. Como mandante, só sofreu duas derrotas (para CRB, pela Copa do Brasil, e para o Bahia, pela Copa Nordeste). No entanto, somou apenas seis vitórias em seus domínios e amargou seis empates em seu estádio. O Coritiba, por exemplo, somou oito vitórias, três empates e uma derrota como mandante em 2024.

Chances de gol
Coritiba e Ceará precisam da vitória para entrar no G4 da Série B. E um dos obstáculos para entrar nessa zona de classificação é a pontaria. Os dois times são os que mais desperdiçam chances na Série B de 2024, segundo o Sofascore: dez para o Ceará e nove para o Coritiba.

Escalação do Coritiba

Sem Sebá Gómez, o técnico interino James Freitas deve escalar Vini Paulista ao lado de Morelli, mantendo o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. Na linha de três, a tendência é manter Lucas Ronier na direita, Matheus Frizzo centralizado e Figueiredo na esquerda. Leandro Damião segue como centroavante titular.

Outra opção para volante seria Fransérgio, 33 anos, recém-recuperado de lesão. No entanto, o veterano não atua desde o Atletiba de fevereiro, quando sofreu uma contusão. Outras opções para essa posição são os meio-campistas Geovane Meurer e Matheus Bianqui, que possuem características mais ofensivas.

Seguem fora da equipe, em recuperação, o centroavante Eberth e o ponta Robson. Não viajaram para Fortaleza devido a uma virose os volantes Arílson e Bernardo. O lateral-esquerdo Jamerson está recuperado de lesão, mas ficou em Curitiba, por opção da comissão técnica.

CEARÁ x CORITIBA
Ceará: Richard; Raí Ramos, Jonathan, Jean Írmer, David Ricardo e Paulo Victor; De Lucca, Lourenço e Aylon (Recalde); Erick Pulga e Facundo Barceló. Técnico: Vagner Mancini
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Morelli e Vini Paulista (Geovane Meurer); Lucas Ronier, Frizzo e Figueiredo; Leandro Damião. Técnico: James Freitas
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
TV: Premiere e Sportv

  • OS CONVOCADOS
  • Goleiros: Benassi, Gabriel Leite e Pedro Morisco
  • Zagueiros: Benevenuto, Bruno Melo, Jean Pedroso, Maurício Antônio e Thalisson Gabriel
  • Laterais: Jhonny, Natanael e Rodrigo Gelado
  • Volantes: Fransérgio, Morelli e Vini Paulista
  • Meiocampistas: Geovane Meurer e Matheus Bianqui
  • Meia/extremo: Matheus Frizzo
  • Meia: Yago Ferreira
  • Pontas: Lucas Ronier e Wesley Pomba
  • Atacante: Figueiredo
  • Centroavantes: Brandão e Leandro Damião