Cuca reclama com Daronco
Cuca reclama com Daronco, em Athletico 1×1 Flamengo (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense decidiu encaminhar um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para reclamar de decisões do árbitro Anderson Daronco no domingo (dia 16), no empate com o Flamengo, na Ligga Arena, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

O clube questiona os acréscimos concedidos pelo árbitro na partida — o Flamengo conseguiu o gol de empate aos 53 minutos do segundo tempo. Outro questionamento é o fato de Daronco estar suspenso pela Conmebol e apitar um jogo que poderia valer a liderança do Campeonato Brasileiro. As informações são da jornalista Monique Vilela.

No domingo, logo após o jogo, o técnico Cuca não pode participar da entrevista coletiva, porque foi expulso na partida. O auxiliar direto dele, Cuquinha, também foi expulso. Com isso, o clube decidiu mandar o diretor de futebol André Mazzuco para falar com a imprensa.

E Mazzuco fez duras críticas à arbitragem. “Mais uma vez, infelizmente, [tenho de] lamentar sobre o que voltamos a presenciar aqui na Arena. Uma arbitragem que já tem um histórico, inclusive em jogos do Athletico contra o Flamengo. Já tivemos problemas no passado, que voltam a se repetir. É inadmissível a forma como foi conduzido o final da partida”, disse o dirigente.

O ofício do Athletico é uma medida apenas administrativa (e política), que dificilmente terá efeito prático. Uma das hipóteses é a CBF deixar de escalar Daronco em jogos do Athletico. Outra decisão possível é colocar o árbitro ‘na geladeira’, para um período de ‘reciclagem’.

Se quiser uma suspensão para o árbitro, o Athletico terá que entrar com uma denúncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No entanto, esse tipo de ação raramente é utilizada pelos clubes. E as punições aos árbitros são ainda mais raras.

Daronco22
Cuca reclama com Daronco (Crédito: Valquir Aureliano)

Quem fica no banco do Athletico?

O técnico Cuca e o auxiliar Cuquinha vão cumprir a suspensão automática no próximo jogo do Athletico, que será contra o Botafogo, nesta quarta-feira às 19 horas, no Rio de Janeiro. O auxiliar técnico Daniel Cerqueira vai orientar os jogadores do banco de reservas.

Xingamentos
Na súmula do jogo, o árbitro Anderson Daronco relatou as ofensas de Cuca e de Cuquinha (Avlamir Dirceo Stival). No documento, ele afirma que o treinador disse as seguintes palavras após levar cartão amarelo: “Você é fraco, o jogo já acabou, você tem que fazer uma reciclagem”. Em seguida, Cuca foi expulso e, em seguida, invadiu o campo de jogo, e segurou Daronco pelo braço, segundo o documento, declarando: “Você quer ser a estrela do jogo”.

Segundo a súmula, Cuquinha declarou: “Vocês são ladrões, tudo contra a gente. Você é fraco, horrível”.

O goleiro Mycael, que estava no banco, é outro que recebeu cartão vermelho. No documento, o árbitro afirmou que o jogador proferiu o seguinte xingamento no túnel de acesso aos vestiários: “Daronco, seu ladrão filho da p…”.

Ofensas de dirigentes

Na súmula, Daronco relatou que foi ofendido por outros dois profissionais do Athletico. “Informo que após o termino da partida, no túnel de acesso aos vestiários veio em direção a equipe de arbitragem vários diretores e atletas protestando contra a equipe de arbitragem de maneira ofensiva sendo contido pelos policiamentos. informo que foi identificado o diretor do Club Athletico Paranaense sr. Paulo Miranda por vir em direção a equipe de arbitragem no túnel de acesso aos vestiários proferindo as seguintes palavras: ‘Você é ladrão seu safado, vai tomar no c… seu filho da p…, vai fazer reciclagem’. Informo que o mesmo foi contido pelo policiamento da partida”, escreveu o árbitro.

No mesmo documento, o árbitro descreveu outras ofensas. “Informo que foi identificado o diretor do Club Athletico Paranaense sr. Andre Mazzuco por vir em direção a equipe de arbitragem no túnel de acesso aos vestiários proferindo as seguintes palavras: ‘você é um babaca seu vagabundo, safado vai tomar no cu’. Informo que o mesmo foi contido pelo policiamento da partida”, relatou Daronco.

STJD
Agora, a súmula será encaminhada para a procuradoria do STJD, que decide se vai denunciar Cuca, Cuquinha, Mycael, Paulo Miranda e André Mazzuco. Se isso ocorrer, serão julgados em uma comissão disciplinar do STJD e poderão pegar suspensões.