pm joao frigerio
Área onde foi achado o corpo foi isolado pela PM (Foto: João Frigério)

Um suposto morador de rua foi encontrado morto na tarde deste sábado (6), em Curitiba. O corpo do morador de rua foi encontrado em um banco em frente ao Mercado Municipal de Curitiba, na Rua General Carneiro. Policiais militares isolaram a área.

A causa da morte não estava clara, mas não havia sinais de violência, o que leva à hipótese de causa natural.

O corpo do morador de rua não havia sido identificado, mas seria um homem na casa dos 60 anos. Além da PM, a Polícia Científica também era aguardada assim como agentes da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba.

Segundo testemunhas, o corpo estava ali desde a manhã de sábado. O homem teria dormido no local na noite de sexta (5) e não acordou mais.

Ainda segundo testemunhas, o homem teria sido policial militar nas décadas de 1980 ou 1990, mas já não fazia mais parte da corporação há muito tempo.

Curitiba tem mais de 4 mil moradores de rua, segundo estimativa

De acordo com relatório da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), em todo o Brasil há 284.910 pessoas vivendo em situação de rua. Só no Paraná são 14.371 indivíduos vivendo nessa condição, dos quais 4.022 estão em Curitiba – sendo que em setembro do ano passado havia 3.487 pessoas em situação de rua na Capital, o que aponta para um avanço de 15,3% em menos de um ano.

Entre janeiro e junho deste ano a Central 156 registrou 4.208 solicitações de abordagem social envolvendo pessoas dormindo ou caídas na rua. Para se ter uma dimensão do que isso representa, é como se a cada dia 23 pessoas (ou grupo de pessoas, já que em algumas ocorrências há mais de um indivíduo dormindo ou caído na via) fossem encontradas desacordadas nalguma rua curitibana, o equivalente ainda a uma ocorrência a cada 62 minutos.