
O tíquete médio dos curitibanos para compras na Black Friday será o maior do Paraná, no valor de R$ 1.092,61. Os dados são de uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e m parceria com o Sebrae/PR.
Os homens devem gastar um pouco mais, com um tíquete médio de R$ 1.216,28, enquanto o público feminino deve desembolsar em média R$ 974,26.
A sondagem ainda revela revela que 37,9% dos paranaenses veem vantagem na Black Friday. Os mais animados para a data são os consumidores da região Noroeste, com 45,8%, seguidos pelos curitibanos (40,1%), região Sul (39,5%), Centro-Sul e Campos Gerais (38,8%), Oeste (38,4%), Leste (35,4%) e Norte (28,9%).
Além disso, a Black Friday representa uma oportunidade para as compras de Natal. De acordo com a sondagem, 15,2% dos curitibanos aproveitam as promoções para adiantar esses presentes, enquanto 37,2% consideram a possibilidade, dependendo das condições e dos descontos oferecidos.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a pesquisa reflete a tendência de consumo no Paraná para uma das principais datas do comércio, apontando que o planejamento e a comparação de preços seguem como fatores decisivos para a maior parte dos consumidores.
“De forma geral, é uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, renovar os eletrônicos e economizar em bens duráveis, que são naturalmente mais caros. E, inclusive, no momento pré-Black Friday, é possível encontrar boas ofertas e promoções, pois além desses descontos estarem disseminados em diversos setores econômicos, tanto de produtos e serviços, eles não se limitam mais a um dia, nem a uma semana, podendo se estender por períodos maiores”, afirma.
A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, avalia que a data no calendário do consumidor segue ganhando força e, por isso, os negócios precisam se preparar para o período, seja na gestão de estoques, negociação com fornecedores, aproximação com empresários vizinhos e potenciais parceiros, capacitação da equipe e organização do ambiente.
“O período representa uma oportunidade, acentuada ainda com essa mudança no comportamento do consumidor, pois a data vem se consolidando e se tornando mais visada do que em qualquer outra época do ano. Esse momento é ideal para que quem empreende concentrar seus esforços nos canais de atuação, focando em chegar de forma assertiva no cliente, seja no físico ou digital”, aponta.
Produtos mais procurados
Os consumidores da capital procuram principalmente por descontos nos eletrônicos (58,3%) e eletrodomésticos (36,5%), além de itens de vestuário e calçados (22,9%), viagens e turismo (16,7%) e cursos (7,3%).
De olho nas oportunidades da data, 63,9% dos curitibanos afirmam que aguardam a campanha promocional para fazer suas compras, enquanto 23,7% consideram a possibilidade de adquirir algum item, dependendo das ofertas.
Entre os curitibanos, 23,7% têm o hábito de comprar mais durante a Black Friday, enquanto 56,7% preferem avaliar com cautela as ofertas, comprando apenas se o desconto for realmente atrativo. Apenas 19,6% não se empolgam com a data.
Paraná
O valor médio estimado para as compras neste ano pelos paranaenses é de R$ 984,12, sendo que os homens devem gastar um pouco mais, com um tíquete médio de R$ 1.131,67, enquanto o público feminino deve desembolsar em média R$ 871,16.
Veja dicas de segurança para compras durante a Black Friday
Comprar na Black Friday tem seus riscos, já que nesta época os golpes costumam pipocar. De acordo com a Febraban, houve um aumento de 65% nos golpes virtuais durante a Black Friday de 2023, principalmente em transações fraudulentas envolvendo sites falsos e ofertas falsas que visam tanto os consumidores quanto os lojistas. Veja algumas recomendações para evitar cair em golpes.
Comprar, de preferência, nos sites conhecidos e verificar a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações; nunca usar um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou colocar os dados bancários; verificar com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfiar quando existem poucas opções.
O consumidor na internet também deve evitar ao máximo clicar em links recebidos por e-mail ou pelas redes sociais, especialmente aqueles que mostram ofertas que pareçam irrecusáveis, os chamados phishings.
Outras dicas mostram ao consumidor cuidados com o impulso. Refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço, evitando que a compra seja feita à base do impulso. Vale sempre se perguntar se a compra está sendo feita por uma “vontade”, em geral passageira, ou por necessidade.
Vale também ficar atento para não cair em tentações a partir de frases publicitárias como “oportunidade única” ou “é só hoje!”, porque eventos como a Black Friday ocorrem em outras épocas do ano – como nas queimas de estoque e em liquidações, principalmente após as festas de fim de ano.
E para os consumidores que quiserem denunciar, basta entrar no Portal do Consumidor ou no Procon da sua cidade.