Feira da Franquia – Divulgação (3)
Foto: Divulgação

Pela primeira vez no Paraná, a Edição 2024 da Feira da Franquia será realizada em Curitiba (PR), no Espaço Torres Kennedy, no próximo fim de semana, de 8 e 10 de novembro. Considerada um dos principais eventos de franchising fora do eixo Rio-São Paulo, a feira deve atrair cerca de 4,5 mil visitantes em três dias de programação, com destaque para franqueadores, investidores e empreendedores.

Entre as marcas confirmadas para a primeira edição da feira no Paraná estão redes conhecidas, como Apolar, Carrefour, Kumon, Spedini, China in Box, Não+Pelo, Casa do Construtor e também novas franquias com planos de expansão.

A escolha da capital paranaense para a realização do evento, que já passou por Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), considerou o crescimento do mercado de franchising do Paraná. O setor registrou alta de 21% no estado no primeiro semestre de 2024, com faturamento de R$9 bilhões, de acordo com levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Com cerca de 100 marcas expositoras, a Feira da Franquia de Curitiba terá opções de franquias com investimentos iniciais que vão de R$19 mil a R$1 milhão.

Teremos um mix variado de opções para quem já está no mercado de franquias e quer diversificar os investimentos e também para empreendedores que têm uma linha de crédito ou profissionais que pouparam para realizar o sonho de ter o próprio negócio”, afirma o organizador da Feira da Franquia, Arvid Auras. 

Para Auras, investir em franquias é uma opção vantajosa, especialmente em um cenário econômico que prioriza o empreendedorismo. Ele ressalta que o modelo de franquia oferece um negócio já testado e uma marca estabelecida no mercado, o que reduz riscos e facilita a gestão para novos empreendedores.

As franquias costumam fornecer todo o suporte necessário para que o franqueado tenha sucesso, desde a escolha da localização da loja, suporte de software, gestão financeira e de marketing, até o treinamento das equipes. Entre as vantagens, frente a empreender do zero, está o fato de que a taxa de risco de quebra é infinitamente menor”, avalia.

Destaque para franquias e franqueados paranaenses

Entre as marcas confirmadas para a primeira edição da Feira em Curitiba, está a Di Sotti, especializada em moda masculina. A marca paranaense teve início na década de 90, com venda exclusiva de gravatas. O filho do fundador, atual diretor da empresa, Luiz Sotti, transformou a empresa em franquia em 2017.

“O objetivo foi ampliar o alcance e consolidar a Di Sotti como a marca que oferece a praticidade tão necessária ao estilo de vida do homem moderno. A colaboração entre as partes é o que garante o sucesso da rede, além do aprimoramento constante dos produtos, a cada nova coleção, que traz novidades sem perder a essência clássica da marca, o que nos diferencia no mercado”, avalia.

Franqueado da Di Sotti em Londrina, o empresário Michel dos Santos decidiu abrir a loja em função da satisfação como cliente da marca. A escolha para o passo de se tornar empreendedor partiu da experiência como consumidor e a solidez e suporte da franquia, que tem uma história de 23 anos, facilitou o processo rumo ao sucesso.

“A franquia fornece toda a formatação e o modelo com o know-how de quem já começou isso anos atrás. Ter acesso aos fundadores traz credibilidade e confiança. Isso nos motiva a trabalhar cada vez mais para fidelizar nossos clientes. Quando as pessoas conhecem nosso produto e atendimento, a fidelização acontece de forma natural. É um ciclo que se reforça à medida que mais pessoas experimentam a marca”, diz.

Palestras com líderes e especialistas de renome nacional

Além do ambiente de negócios e networking, a Feira da Franquia de Curitiba terá ciclo de palestras com consultores, como o criador do método “Segredos da Franquia”, Erlon Labatut, e o CEO da Credfácil, André Oliveira, que vai falar sobre inteligência emocional nos negócios.

A programação também terá, entre os palestrantes, líderes de redes de franquias de relevância nacional, como Paulo Oliveira, Jr. da Holding Influx; Daniel Bernard, da Netplan Consultoria, e Lucas Roth, da Tintas MC.

A Feira da Franquia terá, ainda, palestras com o fisiculturista e cantor Leo Stronda, fundador da franquia Fábrica de Monstros, que irá abordar o tema “Empreendendo no mundo Fitness”, em painel com Jullyanne Lyra, COO da Icabank e founder do ICA invest e João Victor e Vinicius Brunelli, sócios da franquia catarinense de mercados autônomos 121 Smart Shop.

Curitiba: celeiro de marcas franqueadoras e pólo de franchising

Quinta cidade do Brasil em número de franquias, com 4.371 unidades e faturamento de R$5,2 bilhões em 2023, segundo dados da ABF, Curitiba é considerada um pólo nacional emergente do setor de franchising.

Com a participação de mais de 50 CEOs de franquias dos setores de varejo e serviços, em segmentos como Alimentação, Beleza e Saúde, um movimento coordenado, que une iniciativa privada e poder público, trabalha para fomentar o crescimento do setor na cidade.

Palestrante convidado da Feira de Franquia, o consultor Erlon Labatut é uma das lideranças envolvidas na iniciativa. Segundo ele, a expectativa é de que a rede de cooperação contribua para alavancar o desenvolvimento estruturado e sustentável do mercado de franchising em Curitiba, com impacto para a economia regional.

“Estamos unindo forças com Sebrae, Fecomércio e Prefeitura de Curitiba, buscando criar um ecossistema de excelência para o franchising. Essa sinergia já resultou em avanços significativos, como a redução de impostos para franquias e a aprovação de leis que favorecem o setor”, conta.

Serviço