
A partir desta sexta-feira (22), Curitiba se transforma em um ambiente encantador, com decorações, música e um espetáculo de luzes por vários lugares. É o momento ideal para percorrer a cidade a pé e aproveitar a maior programação de fim de ano do Brasil. E muitas das principais atrações ficam perto uma da outro na região central, podendo ser visitadas a pé.
Nas Praças Osório e Santos Andrade, no dia 28, começam as tradicionais Feiras de Natal. Ainda na Osório, tem a roda-gigante iluminada. Na Rua XV, próxima ao chafariz, moradores e visitantes poderão contemplar a tradicional Árvore da Vida.
Na Praça Generoso Marques, em frente ao Paço Municipal, acontece a projeção mapeada que iluminará a fachada do edifício histórico entre os dias 3 e 5 de dezembro, às 20 horas. Localizada na Praça Tiradentes, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais receberá um espetáculo inédito, que deve fazer parte das paradas de quem faz o roteiro a pé entre os dias 7 e 13 de dezembro.
O Passeio Público sedia mais uma atração destaque do Natal de Curitiba, o carrossel para os curitibinhas. Entre os dias 28 de novembro e 22 de dezembro, de quinta a domingo, às 19h30, o Passeio Público também será palco do espetáculo Natal na Ilha da Ilusão, na Ilha dos Poetas.
Saindo do Passeio Público pela Rua Presidente Faria e subindo pela charmosa Rua São Francisco, os visitantes encontram o Natal no Largo da Ordem. Como é tradição, o espaço será o palco da inauguração do Natal Curitiba – Luz dos Pinhais, no dia 22 de novembro deste ano, com um lúdico auto. O Centro Histórico estará decorado com a tradicional Árvore da Vida, de 11 metros de altura e enfeitada com 5 mil vasinhos de sálvias. O Palacete Wolf, o Solar do Rosário, a Igreja do Rosário, a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e o Palácio Garibaldi valorizarão suas fachadas históricas com guirlandas gigantes e estrelas de Belém. Outras duas árvores iluminadas irão embelezar o Memorial de Curitiba, que receberá concertos e espetáculos do Pavilhão Étnico, e a Praça João Cândido, onde está o Palácio Belvedere.
Junto ao Largo da Ordem, na Praça João Cândido, as Ruínas de São Francisco serão palco de várias apresentações incríveis para os visitantes do roteiro a pé. Quem percorrer a atração nos dias 1 e 12 de dezembro, às 20h; 13, 14 e 15 de dezembro, às 18h e às 20h, poderá assistir ao Balé O Quebra Nozes, que estará tomando conta do espaço, como é tradição.
Novidade deste ano, as ruínas também serão cenário de três óperas celebrando a imigração italiana. São elas La Bohéme (28, 29 e 30/11, às 20h), O Elixir do Amor (2, 3 e 4/12, 20h) e La Traviata (6 e 7/12, às 20h, e 8/12, às 19h).
Com 180 apresentações, o Natal de Curitiba pode ser aproveitado por 46 dias, de 22 de dezembro até 6 de janeiro, passando por parques, praças e ruas históricas. Um convite para o público explorar a pé e aproveitar ao máximo as belezas da celebração.