boicote carrefour Pedro Lupion
Reprodução Instagram Pedro Lupion

Depois que a rede Carrefour anunciou na França que não mais compraria carne dos países do Mercosul, cresce no Brasil uma proposta de produtores de carne de que não sejam mais feitas vendas à rede no Brasil. E no mundo político, esse boicote ao Carrefour acabou ganhando o apoio de representantes de diferentes partidos, inclusive do governo federal, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Do Paraná, o deputado líder da Frente Parlamentar do Agro, Pedro Lupion (PP), publicou um vídeo convocando ao boicote. Veja no Instagram.

Além de Lupion, outros integrantes da bancada paranaense se manifestaram a favor do boicote. Luciano Ducci (PSB), fez uma publicação no Instagram em que diz: “Se o Brasil não serve para o Carrefour, o Carrefour não serve para o Brasil”. Na legenda, Ducci reforça: “O boicote dos frigoríficos ao Carrefour é uma reposta à altura. E precisamos pensar, se não querem comprar da nossa carne para vender na França, a rede francesa também deve ser boicotada pelos brasileiros.Querem proteger o mercado interno deles? Vamos proteger o nosso! 💪🇧🇷”.

Marco Brasil, deputado federal do PP do Paraná, também criticou a rede francesa. “Lucram BILHÕES com suas lojas no Brasil e é assim que retribuem ao nosso povo! 👍🇧🇷”, disse ele em publicação no Instagram em que destacou que o Carrefour representa apenas 0,005% das exportações de carne brasileiras. “Apesar da insignificância dos números, usam isso para fazer politicagem às custas de prejudicar a imagem do agronegócio brasileiro. Covardes”, disse o deputado.

Sem comentar ou dar um possível apoio ao boicote ao Carrefour, o deputado federal Sérgio Souza também fez publicação sobre o assunto no Instagram. Ele citou reportagem do Canal Rural, que informou que “Os principais frigoríficos brasileiros deixaram de abastecer as unidades da rede de supermercados Carrefour no país, em resposta às declarações do CEO do grupo na França. Nesta semana, Alexandre Bompard afirmou, em suas redes sociais, que a varejista francesa não iria mais vender carnes do Mercosul. O Canal Rural confirmou junto à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) que houve paralisação em massa no abastecimento de carne bovina nas lojas da rede no Brasil. A medida atinge as lojas das redes Carrefour, Sam’s Club e Atacadão, pertencentes ao grupo.”

A rede tomou a decisão na França como forma de agradar os agricultores franceses, que não aceitam o acordo entre a União Europeia e o Mercosul por medo de perder espaço principalmente para o produto brasileiro.

Leia também: Com urgência, Câmara de Curitiba vota reajuste do funcionalismo municipal nesta terça-feira