04cap-jt
O atacante Pablo, do Athletico. Foto: José Tramontin / Athletico.com.br

O Athletico enfrenta o Bragantino nesta quinta-feira (5), às 20 horas, na Ligga Arena. A partida é válida pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão. Para o Furacão, pode significar a salvação definitiva do risco de rebaixamento à Série B.

A partia será transmitida pela Cazé TV e pela Rede Furacão, que é o streaming oficial do Athletico.

Jogo da salvação

O Athletico ainda corre risco de rebaixamento: 2% de chance, segundo cálculo do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. O Bragantino está mais ameaçado: 80,8%. Assim, o jogo é um confronto direto entre dois times ameaçados.

Na tabela, o Athletico tem 42 pontos. Se vencer, escapa definitivamente da degola. Se empatar, também se salva, já que o Criciúma perdeu para o Flamengo por 3 a 0, nesta quarta-feira (4), e só pode chegar a 41 pontos. Se perder, o Furacão se complica.

O Bragantino está com 38, na 18ª posição, e precisa vencer para manter chances.

Pacto, parte 6

O jogo desta quinta-feira é o último do Athletico dentro da Arena e encerra o “pacto” entre clube e torcida. Durante esse pacto, executado nos últimos cinco jogos, os ingressos podiam ser adquiridos a partir de R$ 30. Com isso, o estádio lotou sempre e teve três quebras de recorde de público na história. O clube espera uma audiência acima de 40 mil pessoas. Nesta quarta-feira (4), os ingressos estavam esgotados.

Rival em jejum

O Bragantino já chegou a ser líder do Brasileirão (na 2ª rodada). Mas hoje ocupa a 18ª posição. A queda se explica pelo desempenho no returno. Somou apenas uma vitória (2 a 1 sobre o Bahia) nos 17 jogos e está há 12 jogos sem vencer – 8 empates e 4 derrotas nesse período. O time paulista ostenta a pior campanha no returno do Brasileirão, com apenas 12 pontos ganhos no período.

Sul-Americana

Apesar de ter passado as últimas rodadas lutando contra o rebaixamento, o Athletico ainda tem chance de obter uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024. No atual momento, a zona de acesso compreende do 9º ao 14º lugar. O Furacão ocupa a 14ª posição – pelo menos até antes de começar a rodada – e é o 6º com mais chance de vaga: 60,7%.

Escalação do Athletico

O técnico Lucho González tem utilizado o esquema 4-2-3-1 e há apenas uma dúvida para definir a equipe: a posição de meia ofensivo centralizado. Os concorrentes são João Cruz, Zapelli e Christian. Cada um deles foi titular em uma das últimas três partidas. Nas outras posições, os titulares têm sido o goleiro Mycael, os laterais Leo Godoy e Esquivel, os zagueiros Belezi e Thiago Heleno, os volantes Felipinho (ou Erick) e Gabriel, os pontas Nikão e Cuello e o centroavante Pablo.

Em termos de desfalques, a única ausência em relação à partida anterior (empate em 1 a 1 com o Fluminense) é p goleiro reserva Leo Linck, que foi expulso do bando de reservas e cumpre suspensão. O lateral-direito Madson, o ponta Julimar e o centroavante Mastriani estão em recuperação há algum tempo. O zagueiro Kaique Rocha se recuperou de lesão muscular e foi relacionado para o jogo, mas deve ficar na reserva. O ponta Canobbio e os volantes Erick e Fernandinho estão recuperados de lesões, mas têm entrado por poucos minutos. Começam na reserva.

Escalação do Bragantino

O técnico Fernando Seabra, do Bragantino, costuma escalar a equipe no 4-2-3-1. Não há desfalques por conta de suspensões. Para esta quinta-feira, há duas dúvidas: Jadson ou Hurtado na lateral-direita e Lincoln ou Vinicinho na linha de frente. O time paulista tem dois jogadores com passagem pelo Athletico: o zagueiro Pedro Henrique e o ponta Vitinho.

ATHLETICO x BRAGANTINO

Athletico: Mycael; Leo Godoy, Belezi, Thiago Heleno e Esquivel; Gabriel e Felipinho; Nikão, João Cruz (Zapelli ou Christian) e Cuello; Pablo. Técnico: Lucho González
Bragantino: Cleiton; Hurtado (Jadson), Pedro Henrique, Eduardo e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes e Lucas Evangelista; Vinicinho (Lincoln), Jhon Jhon e Vitinho; Eduardo Sasha. Técnico: Fernando Seabra.
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima FIFA (PE)
Local: Ligga Arena, quinta-feira, às 20 horas