
Dezembro chegou e é hora de acender as luzes de Natal: os tradicionais pisca-pisca. Mas, na hora de montar, é necessário tomar cuidados específicos para evitar riscos de curtos-circuitos, choques elétricos e até mesmo incêndios.
A maioria dos acidentes causados por eletricidade ocorre dentro de casa e, em geral, é provocada por curtos-circuitos devido à sobrecarga de energia, explica o engenheiro elétrico Carlos Reinaldo Batista Santos, gerente de operações da IBRAC (Indústria Brasileira de Condutores Elétricos). Por isso, ele recomenda não sobrecarregar as tomadas com conectores. “O ideal é conectar diretamente na tomada de energia, evitando o uso de conexões conhecidas como ‘T’ ou réguas de tomadas elétricas”, orienta o especialista.
O cuidado começa logo na compra, verificando se as luzes possuem certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Outro ponto de atenção são as embalagens dos produtos, que precisam conter informações em português, como composição, tensão, corrente, potência e instruções de uso (interno ou externo).
Na hora da instalação, confira as dicas a seguir:
Evite conectar mais de um pisca-pisca na mesma tomada ou em um único ponto de energia.
Não utilize adaptadores ou réguas de energia inadequadas, pois além de não terem capacidade de condução de corrente elétrica, podem causar sobrecarga e choques elétricos. O correto é usar equipamentos elétricos que estejam de acordo com as Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR).
Instale as luzes em locais secos, já que a água é um condutor elétrico.
Se for reutilizar o pisca-pisca de anos anteriores, substitua as lâmpadas queimadas para evitar curtos-circuitos e falhas no funcionamento.
Antes de realizar a substituição ou iniciar a montagem na sua árvore de Natal ou varanda, certifique-se de que o plugue esteja desconectado da tomada ou o interruptor desligado
Evite posicionar a árvore enfeitada ou luzes natalinas próximo a cortinas ou materiais inflamáveis.
Sempre desligue as luzes ao sair do ambiente ou quando não houver ninguém em casa.