Com município mais violento do Paraná, Adriano Ramos diz que segurança será prioridade em Paranaguá
Com município mais violento do Paraná, Adriano Ramos diz que segurança será prioridade em Paranaguá. Arte: Bem Paraná

Eleito prefeito com 72,30% dos votos nas eleições em Paranaguá, Adriano Ramos (Republicanos) foi entrevistado pelo Bem Paraná para falar sobre as prioridades para o quadriênio 2025/2028. Uma das mais prioridades, segundo ele, é a segurança pública. Afinal, a cidade do litoral paranaense foi considerada como a mais violenta do Paraná no Anuário de Brasileiro de Segurança Pública 2023.

“São dados que têm credibilidade e a gente não pode continuar desta forma. O parnanguara tem medo de sair à noite às ruas. Nós vamos proteger o cidadão! Vamos colocar o efetivo da Guarda Municipal mais presente nas ruas, queremos criar um Centro de Inteligência da Guarda Municipal e vamos ampliar o serviço de câmeras de monitoramento”.

Adriano destaca que é preciso ter equipamentos modernos de reconhecimento facial para identificação de suspeitos. “Vamos trabalhar muito forte na segurança para que o povo parnanguara possa voltar a ter tranquilidade e também para que possamos trazer o turista para a cidade”.

Diminuição das filas na saúde

Na entrevista ao programa Bem na Pauta, do Estúdio Bem Paraná, Adriano também citou a saúde como uma prioridade da gestão. Ele cita que é comum nas Unidades de Pronto-Atendimento de Paranaguá uma espera de até 11 horas na fila para atendimento do cidadão.

“Nós já identificamos alguns postos de saúde que são estratégicos da cidade, onde a gente vai voltar com o pronto-atendimento, tanto do posto de saúde quanto da farmácia nesses postos. Alguns deles terão horário estendido. Dessa forma, a gente vai descarregar um pouco e esse atendimento nos bairros”

Para isso, é preciso investimento e o prefeito eleito garante que haverá um aumento do valor aplicado à saúde. “Uma comparação simples aqui: Guaratuba investiu 30% do orçamento em saúde, Pontal do Paraná 35%, Matinhos 30% e Paranaguá somente 17%. Precisamos priorizar!”

Plano de mobilidade urbana

Outra prioridade listada por Adriano é a mobilidade urbana. Quando foi vereador, o prefeito eleito circulava pelas ruas da cidade para conhecer um pouco mais sobre as demandas da população e o trânsito esteve entre as maiores reclamações.

“Vou citar um exemplo: na Avenida Roque Vermelha temos 17 bairros do trilho, sentido do bairro, que é uma população muito grande da cidade. Quando os trens estão passando, a avenida trava totalmente e atrapalha as pessoas”

Ele destaca que vai apresentar um plano de mobilidade para a população no mês de janeiro. ” Será um projeto para fazer com que o retorno para casa da região central para a região sul seja mais seguro e mais ágil também para que esses veículos retornem um tempo menor nas suas residências”, diz

Assista ao vídeo da entrevista completa