
Navios da Marinha do Brasil sempre chamam a atenção quando passam pelo Paraná. Nesta semana, dois deles estão atracados no Porto de Paranaguá – o Veleiro Cisne Branco e o Navio-Patrulha Maracanã. Nesta sexta-feira (13) é comemorado o Dia do Marinheiro.
No sábado, a população poderá visitar o Navio-Patrulha no Terminal Portuário Ponta do Félix, no Porto de Antonina. Para a visitação, serão abertas turmas de hora em hora, das 9h ao meio-dia e das 14h às 19h.
Os interessados devem fazer um credenciamento prévio no dia, no pátio de triagem do Terminal Portuário Ponta do Félix, antes do horário escolhido.
O Veleiro Cisne Branco foi o primeiro navio da Marinha a atracar em 2024 no Paraná. Na quarta-feira, a embarcação, que representa o Brasil em eventos diplomáticos, recebeu a visita de grupos da comunidade portuária e figuras públicas. Na quinta-feira (12), atracou o Navio-Patrulha Maracanã.
Na sexta-feira (13), data em que se comemora o Dia do Marinheiro, os dois seguem para o Terminal Portuário Ponta do Félix, no Porto de Antonina.
“Nosso comércio exterior é feito pelos mares e a Autoridade Marítima é fundamental nesta parceria, pois não mede esforços para que possamos elevar a eficiência logística dos nossos portos ao patamar exigido pelo mercado. A chegada desses navios evidencia não só a Marinha, como homenageia o mar, que é tão importante para o país”, declarou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“O dia 13 de dezembro é a data de aniversário do nosso patrono, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Marquês de Tamandaré, e estar no Paraná nesta semana é excelente, pois é nossa missão levar a Marinha para todos os portos e aproximar a sociedade brasileira do mar. Mostrar a importância que o mar e a Marinha têm para o Brasil”, explicou o capitão-tenente da Marinha, Arthur Janeiro Campos Nunez.
O veleiro Cisne Branco ficará atracado por algumas horas em Antonina, antes de seguir viagem para o Rio de Janeiro. Já o Navio-Patrulha permanecerá na cidade durante o fim de semana.