torre
Torre Panorâmica de Curitiba celebra 33 anos como um dos cartões-postais mais icônicos da cidade. Foto: Hully Paiva/SMCS

Um mirante que proporciona aos turistas em um horizonte a perder de vista, definitivamente uma das mais belas vistas da Capital paranaense. Capaz de dar a quem visita Curitiba, em apenas um ponto, a noção de como a cidade considerada modelo de sustentabilidade se desenvolveu. O emblemático destino turístico, a Torre Panorâmica de Curitiba, chega aos 33 anos, nesta terça, 17, com um número de mais de 2,4 milhões de visitantes desde 2000, data em que se iniciaram os acompanhamentos sobre as visitas ao local.

Leia mais:

Localizada no bairro Mercês, a torre tem 109,5 metros de altura e oferece uma visão privilegiada em 360 graus. De seu mirante, é possível avistar diversos pontos turísticos e os contrastes da paisagem urbana de Curitiba, que se mesclam à vegetação característica da região.

Além da vista deslumbrante, o espaço conta com painéis informativos sobre a história da cidade e do próprio marco arquitetônico. Uma das curiosidades que mais chamam a atenção dos visitantes é o grande mapa de Curitiba pintado no piso do mirante, que ajuda a localizar e identificar bairros e atrações turísticas.

Números de visitantes a Torre

Em 2024, a torre já recebeu 131 mil visitantes até o momento, mantendo-se como uma das atrações mais procuradas da cidade. O perfil dos visitantes deste ano revela que 23,4% são moradores de Curitiba e da Região Metropolitana, 73,3% são turistas nacionais e 3,3% turistas internacionais, evidenciando sua popularidade entre brasileiros de diferentes estados e visitantes de fora do país.

O ano de 2023 foi o recordista de público até o momento, com 150 mil visitantes, número que demonstra o crescente interesse pela atração nos últimos anos.

Turistas e moradores

Com centenas de visitantes anualmente, a Torre Panorâmica atrai tanto turistas quanto moradores da cidade. Para muitos curitibanos, visitar a torre é uma forma de redescobrir a própria cidade e valorizar suas belezas.

O Instituto Municipal de Turismo ressalta que a torre é também uma ferramenta de educação patrimonial, despertando o interesse das novas gerações pela história e geografia local.

História e preservação

Inaugurada em 17 de dezembro de 1991, a torre foi originalmente concebida para abrigar antenas de telecomunicação. Com o tempo, ganhou status de atração turística e passou a ser um símbolo da modernidade e organização urbanística de Curitiba.

Ao longo das décadas, a torre passou por manutenções e melhorias para garantir a segurança e conforto dos visitantes. Recentemente, o espaço recebeu novas sinalizações e acessibilidade ampliada, reforçando o compromisso com a inclusão.

A Torre Panorâmica também tem audiodescrição para visitantes cegos. Clique aqui e saiba mais. O atrativo faz parte do e-book Turismo e Acessibilidade, clique aqui para mais informações.

Serviço

Horário de funcionamento: abre todos os dias das 10h às 18h ou até atingir a capacidade de visitação.
Excepcionalmente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, o horário será das 10h às 17h.
O pagamento deverá ser efetuado no local, preferencialmente com cartão de crédito e débito. Não aceita PIX. Inteira custa R$ 10; meia custa R$ 5 (crianças de 5 a 9 anos, pessoas acima de 60 anos, pessoas com deficiência, estudantes com carteirinha, professores com carteirinha, doadores de sangue com carteirinha); crianças com menos de 5 anos não pagam.

Localização:
Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês. 
Tel: (41) 3339-7613 (WhatsApp).