Leandro Cordeiro/Ecovia – Ação acontece na Praça de Pedágio em São José dos Pinhais

A partir das 10 horas desta quarta-feira (28), algumas motoristas e passageiras dos veículos que passarem pela praça de pedágio da Ecovia na BR-277, em São José dos Pinhais, ganharão um pop socket personalizado da campanha para fixar em seus aparelhos celulares. Junto com o brinde, a concessionária que administra o trecho Curitiba-Litoral da BR-277, além das PRs 407 e 508, entregará material informativo com dicas para a realização do autoexame para prevenção do câncer de mama.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente, com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A campanha teve início em 1990, em Nova Iorque (EUA), com a promoção de uma corrida beneficente para arrecadar fundos para pesquisas nessa área.

“Essa ação é um estímulo ao autocuidado dos usuários, um lembrete especial para atitudes preventivas que salvam vidas, já que 1% dos homens também podem ser diagnosticados com esse tipo de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer”, destaca Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia.

Ao longo do mês foram diversas ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, desenvolvida por empresas, associações eo poder público.
A Secretaria de Estado da Saúde fez neste ano a segunda edição do Paraná Rosa. A campanha estadual realizada dentro do Outubro Rosa pretendue fortalecer iniciativas de promoção e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, além da saúde da mulher em geral.

Em 2019, 993 mulheres morreram pelo câncer de mama no Estado. Além disso, segundo dados de 2018, o câncer de mama é a primeira causa de mortalidade prematura em mulheres entre 30 a 69 anos. Já para o câncer do colo do útero, a estimativa nacional é de 16.590 casos e, no Paraná, de 990 novos casos. O número de óbitos em 2019 foi de 336 mulheres.

“Outubro é um mês dedicado à saúde da mulher. Temos que aproveitar esse engajamento nacional para levar a informação sobre os cuidados e mostrar que a prevenção é sempre o melhor caminho. O Paraná Rosa não é somente um programa de alerta e de cuidado com a prevenção e diagnóstico precoce do câncer, mas sim com a saúde integral e o bem estar da mulher”, disse a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, madrinha e idealizadora do projeto Paraná Rosa, no lançamento do programa deste ano.

Pesquisa analisa hábitos de solidariedade no País durante a pandemia

Uma pesquisa do Datafolha encomendada por OMO (Unilever), que buscou conhecer mais sobre os hábitos e ações de solidariedade dos brasileiros antes e durante a pandemia. O Datafolha ouviu por telefone mais de 1.500 brasileiros de diversas faixas etárias (a partir de 16 anos) nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste do país, entre os dias 1 e 8 de setembro.

Os resultados da pesquisa trouxeram insights interessantes sobre os hábitos de solidariedade dos brasileiros. Entre os destaques, a pesquisa mostrou que 96% dos brasileiros tem o desejo de ser mais solidário e busca realizar ações para fazer o bem e promover um futuro melhor, mas muitas vezes não sabem o caminho certo para colocar essa solidariedade em prática.

Veja alguns resultados da pesquisa

  • Apesar da intenção de ser mais solidário, apenas 27% efetivamente se envolvem hoje em ações coletivas organizadas
  • A maioria (68%) age de forma individual e pontualmente por não conhecer outras formas e oportunidades realizar essas ações
  • Aproximadamente sete de cada dez respostas dos brasileiros relacionam ações de solidariedade principalmente com o ato de ajudar quem está precisando, como pessoas em situações mais frágeis e de vulnerabilidade social
  • Em contrapartida, apenas três em cada dez citações associam ações de solidariedade com atitudes coletivas, como ações para o bem estar comum, ajuda a instituições como ONGs, orfanatos, hospitais, asilos, e com a prestação de serviços voluntários e comunitários
  • Praticamente todos os brasileiros declararam que costumavam praticar pelo menos uma ação de solidariedade antes da pandemia
  • Um fato curioso é que o brasileiro se enxerga solidário (92% dos entrevistados), mas a percepção é menor quando se olha para o outro (68% não considera o próximo solidário)

Fonte: Ibope-Unilever