
O Coritiba enfrenta o Andraus, nesta quinta-feira (dia 30) às 20 horas, no Couto Pereira, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense. O time do Alto da Glória tem 7 pontos e tenta se manter entre os oito primeiros. Ao fim da 1ª fase, os oito melhores avançam para as quartas de final. A equipe de Campo Largo soma 4 pontos e luta contra o rebaixamento. Os dois últimos colocados caem para a 2ª divisão estadual.
O jogo terá transmissão gratuita pelo Youtube da NSports. Outra opção é o canal do Coritiba no Youtube.
Desfalques
O Coritiba não terá 11 jogadores na partida desta quinta-feira. São cinco lesionados e seis suspensos. Os dois em recuperação são os zagueiros Maicon, 36 anos, e Bruno Melo, 32 anos. Maicon sofreu lesão em 15 de janeiro, contra o São Joseense, e deve retornar nas quartas de final do Paranaense. Melo sofreu fratura na clavícula, passou por cirurgia e vai precisar de três meses de tratamento.
Novas lesões
Nessa quarta-feira, o Coxa informou que o volante Filipe Machado sofreu uma contusão na panturrilha direita e está fora da partida. Por fadiga muscular, ficam de fora o volante Vini Paulista e o centroavante Éberth.

Suspensos
Entre os seis suspensos, cinco foram expulsos após o apito final do Atletiba do último sábado. Eles se envolveram em briga generalizada no gramado do Couto Pereira, no jogo contra o Athletico: os laterais Jamerson e Rodrigo Gelado, o volante Sebastián Gómez, o meia Josué e o centroavante Júnior Brumado.
Para completar, o lateral-direito Felipe Guimarães, 20 anos, levou o cartão vermelho aos 45 minutos do segundo tempo, após cometer falta em Léo Derik, do Athletico.
Opções
A principal novidade na escalação deve ser na lateral-esquerda, com João Vítor, 19 anos, promovido do time sub-20 e com convocações para a base da seleção brasileira. Ele atuou contra Londrina e Maringá, quando o Coxa levou a campo uma equipe sub-20.
As opções para volante são Geovane (34 anos), Geovane Meurer (22 anos), Jorge (21), Daniel Gruber (17) e Vitor Tissi (17).
Para a função de meia, o substituto imediato é Matheus Bianqui, que se destacou como camisa 10 no Londrina e no Maringá, mas no Coritiba já foi improvisado como volante. Outra opção é Brenno, 19 anos, que atua como meia ofensivo centralizado ou também extremo (pelos lados do campo).
A vaga de centroavante deve ficar com Dellatorre, 32 anos, ex-Athletico-PR e artilheiro do Mirassol em 2024. Azaf, 17 anos, é outra opção.
Pelos lados do campo, Caio Matheus (20 anos, ex-São Paulo) e Everaldo (30 anos, ex-Vitória) disputam posição. Wesley Pomba corre por fora nessa disputa.
Esquema tático
O técnico Mozart usou o esquema tático 4-1-4-1 contra o Athletico, com Filipe Machado como único volante. A linha de quatro tinha Lucas Ronier (direita) e Everaldo (esquerda) como extremos. Pelo centro, fazendo o trabalho de área a área, ele escalou Sebá Gómez e Vini Paulista.
Antes, contra o São Joseense, usou o 4-2-3-1, com Josué (centro), Ronier (direita) e Caio Matheus (esquerda) na linha de três.
Fica a dúvida sobre qual será o formato contra o Andraus.
Andraus
O destaque do Andraus até agora é o lateral-direito Bruno Ferreira, 30 anos, ex-Vasco. O nome mais conhecido é o volante/meia Vinicius Kiss, 36 anos, que jogou no Coritiba em 2018 e se destacou pelo Paraná Clube m 2017. O o artilheiro em 2025 é o centroavante Júlio César, 23 anos, ex-Barra-SC e Guarani-SP, com dois gols em cinco jogos.
- CORITIBA x ANDRAUS
- Coritiba: Pedro Morisco; Rafinha (Jhonny), Thalisson, Rodrigo Moledo e João Vítor; Geovane e Geovane Meurer; Lucas Ronier, Matheus Bianqui e Everaldo (Caio Matheus); Dellatorre. Técnico: Mozart
- Andraus: Denison; Bruno Ferreira, Nascimento, Diego Fracarolli e Ronald Kauã; Daniel Oliveira e Lucas Lourenço; Hiago, Viniicius Kiss e Luís Araújo; Júlio César. Técnico: Claudemir Sturion
- Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves Silva
- Local: Couto Pereira, quinta-feira às 20 horas
- TV: NSports e TV Coxa