
Foram duas gestões municipais inteiras sem participação da prefeitura num dos eventos mais tradicionais e importantes da cultura no Paraná – o Festival de Curitiba – que começou há 33 anos como Festival de Teatro de Curitiba e ganhou outras manifestações artísticas ao longo do tempo. Nas administrações de Rafael Greca (PSD), a prefeitura não apenas não deu apoio financeiro ao evento, como também não colocou à disposição seus espaços tradicionais na programação das peças teatrais.
Agora, com Eduardo Pimentel, isso já está mudando. Em sabatina ao Estúdio Bem Paraná, em setembro, durante a campanha eleitoral, respondendo a uma pergunta da repórter Roberta Canetti, ele disse que iria investir mais em Cultura e especificamente que a prefeitura voltaria a apoiar o festival.
O atual presidente da Fundação Cultural de Curitiba, órgão equivalente a uma Secretaria da Cultura da prefeitura, Marino Galvão, já recebeu os diretores do festival e garantiu que a prefeitura vai entrar no evento. Ao blog, em nota, a Fundação Cultural disse que já disponibilizou diversos espaços para ocupação do Festival, como o Memorial de Curitiba, o Teatro do Paiol, Teatro Novelas Curitibanas, o Teatro Universitário e o Auditório Antonio Carlos Kraide. Além disso, está estudando a forma jurídica de como apoiar financeiramente o evento.
A 33° edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril deste ano.
Veja a íntegra da nota da Fundação Cultural sobre o Festival de Curitiba
“A Prefeitura de Curitiba reconhece a importância do Festival de Teatro para a cultura e a economia da cidade e reafirma seu compromisso em apoiar e promover sua realização. Para isso, estão sendo avaliadas as formas legais e modelos de repasse do fomento ao evento.
A Fundação Cultural de Curitiba adianta que já disponibilizou diversos espaços para ocupação do Festival do como o Memorial de Curitiba, o Teatro do Paiol, teatro Novelas Curitibanas, o Teatro Universitário e o Auditório Antonio Carlos Kraide.”
Leia também: Com renovação de mais de 50% e recorde de mulheres, Câmara de Curitiba tem 1ª sessão nesta segunda-feira