
A primeira Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba foi realizada na quarta-feira (12), no auditório da Rua da Cidadania do Pinheirinho. O evento foi aberto pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan Rodrigues, que destacou que o Plano de Governo do prefeito Eduardo Pimentel inclui diversas ações para garantir os direitos e a dignidade dos idosos no município. Rodrigues também ressaltou o aumento da longevidade da população brasileira, enfatizando a necessidade de fortalecer os serviços e programas voltados à pessoa idosa.
- Saiba como é feita a qualidade dos medicamentos e produtos farmacêuticos para proteger os consumidores
- Idosos e PCD agora podem fazer a credencial de estacionamento sem sair de casa
Durante a pré-conferência, foram eleitos representantes das macrorregionais do Bairro Novo, do Tatuquara e do Pinheirinho para participar da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá em maio. O grupo é composto por membros da comunidade atendidos pelas políticas públicas para idosos, além de representantes de Organizações da Sociedade Civil, movimentos sociais, entidades de classe e governo, que atuam na área dos direitos dos idosos na cidade.
Os representantes eleitos terão a oportunidade de apresentar propostas, debater ideias e, por meio do voto, escolher as políticas públicas a serem implantadas em Curitiba.
Anderson Cristian Walter, supervisor do núcleo regional da FAS na Regional do Bairro Novo, enfatizou a importância da mobilização social da comunidade idosa para repensar e avaliar as ações necessárias ao seu desenvolvimento social no município. Ele explicou que a eleição para escolha dos delegados e suplentes respeita as proporcionalidades de cada regional, com o número de representantes definido conforme a quantidade de idosos na área.
A aposentada Esther de Aquino da Silva foi eleita para representar a Regional Tatuquara na Conferência Municipal. Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia Santana, no bairro Campo do Santana, Esther compartilhou sua experiência em atendimento às necessidades dos idosos e afirmou: “Vou lutar para melhorar as condições de vida das pessoas idosas e garantir o direito de todos.”
Já o aposentado Pedro Júlio Gidsicki, escolhido para representar a Regional do Pinheirinho, compartilhou que já possui propostas organizadas, principalmente voltadas à inclusão da pessoa idosa. “É uma questão de cidadania e de amor ao próximo poder contribuir com a construção de políticas públicas”, disse Gidsicki.
A próxima pré-conferência ocorrerá nesta sexta-feira (14/2), às 13h30, no auditório da Rua da Cidadania de Santa Felicidade, para eleger os representantes das regionais Santa Felicidade, CIC e Portão. A pré-conferência seguinte acontecerá no dia 20/2, às 13h, no Solar do Rosário, para eleger os representantes da Matriz e do Boa Vista.