
A vacina BCG, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra formas graves de tuberculose, principalmente em recém-nascidos. Em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, a vacina é aplicada logo após o nascimento no Hospital Municipal, mas há casos em que o bebê pode precisar ser vacinado depois, como quando nasce em outro hospital ou tem alguma contraindicação temporária.
Como agendar a vacina
Se o bebê não recebeu a BCG na maternidade, os pais ou responsáveis podem agendar a aplicação pelo site da Prefeitura de Araucária. A vacina será aplicada em uma das unidades de saúde indicadas no sistema, conforme a disponibilidade.
A Prefeitura de Araucária lembra que é importante lembrar que a unidade de aplicação pode não ser a mesma de referência do usuário. Isso acontece porque a vacinação é concentrada em cerca de três unidades de saúde por mês para evitar o desperdício de doses.
Documentos necessários
Antes da vacinação, o bebê precisa estar cadastrado na unidade de saúde mais próxima da residência. Para isso, um familiar deve comparecer com os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou CPF da criança;
- Comprovante de residência;
- Documento de identidade da mãe.
Clique aqui para tirar dúvidas ou ter mais informações sobre o agendamento.