
Sete cavalos foram resgatados pela equipe de Fiscalização da Rede de Proteção Animal de Curitiba após denúncias de maus-tratos, com o apoio da Patrulha de Proteção Animal da Guarda Municipal, na manhã desta segunda-feira (7), no Parque Linear do Cajuru. As denúncias foram feitas à Central 156 da Prefeitura de Curitiba.
Segundo o coordenador da Rede de Proteção Animal, Fabiano Cruzara, no local havia cavalos soltos e alguns presos por cordas, todos expostos a riscos. “Os animais apresentavam ferimentos de montaria no dorso, machucados nas pernas e na face decorrentes de fricção de cordas”, explicou Cruzara.
Os cavalos foram levados para o Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), da Rede de Proteção Animal de Curitiba.
Infração de maus-tratos
Deixar animais de grande porte soltos ou atados por corda em locais públicos de Curitiba é infração à Lei Municipal n° 14.741/2015, regulamentada pelo Decreto n° 80/2018. Tal prática resulta na apreensão dos animais e multa aos responsáveis, além de poder também ser enquadrada como maus-tratos devido aos riscos a que os animais são expostos.
Interessados em adotar os cavalos, obrigatoriamente para manutenção em área rural, fora do Município de Curitiba, devem se cadastrar no site protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br e enviar e-mail para [email protected] com a comprovação de cadastro de imóvel regularizado junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).