image
Cabo Ismael Ponchio

O Baile do Espadim, evento tradicional da Polícia Militar do Paraná (PMPR), que acontece anualmente para celebrar a entrada dos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais, terminou em confusão. O boletim foi registrado madrugada deste sábado (26), no Clube de Campo Santa Mônica, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba.

O evento, que deveria ser uma festa de celebração e tradição militar, acabou em desordem quando um casal embriagado colocou em risco a segurança dos presentes. Segundo o Boletim de Ocorrência, tudo começou quando a mulher deste casal, que estava no local sem autorização, subiu ao palco e começou a cantar. Seu companheiro, , a ergueu nos ombros e circulou pela pista, o que gerou o primeiro conflito com a segurança do evento.

Quando isso aconteceu, duas tenentes intervieram, pedindo para que o casal cessasse o comportamento imprudente. Porém, o homem reagiu de forma agressiva, tocando o rosto de uma das tenentes e ameaçando a outra. Ele ainda se referiu a uma possível ligação com figuras de autoridade dentro da PMPR.

A situação se agravou rapidamente. O casal continuou a insultar e ameaçar os militares, inclusive com ofensas homofóbicas, e se envolveu em uma briga com outros convidados. O homem, que também estava bêbado, chegou a agredir uma cadete da PMPR, o que levou à intervenção física para contê-los e retirá-los do salão.

No estacionamento, o casal continuou com as ameaças e tentou agredir novamente os militares. Mesmo assim, o casal alego ser vítimas de agressão. No entanto, as investigações indicaram que eles tinham um histórico problemático com a polícia. O homem já respondia por boletins de ocorrência anteriores por ameaças e perseguições.

O caso foi registrado no 22º BPM, e a Polícia Civil e a Corregedoria da PMPR abriram investigações para apurar os acontecimentos. Além do casal, os militares envolvidos também serão investigados por eventuais excessos durante a contenção.