
Jogando mal e sendo dominado pelo adversário, o Coritiba amargou na noite deste sábado (10 de maio) a sua segunda derrota consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro. Novamente atuando como visitante (antes havia perdido em São Paulo para a Ferroviária de Araraquara, por 2 a 1), o time paranaense acabou sendo superado pelo Goiás na Serrinha. O placar foi mínimo: 1 a 0, com gol marcado por Rafael Gava (ex-Londrina) no segundo tempo.
- ATUAÇÕES: Coxa tem poucos destaques positivos no jogo contra o Goiás
- PÓS-JOGO: Auxiliar do Coritiba fala em “sinal de alerta ligado” e pede mais regularidade ao time
A vitória coloca o time esmeraldino provisoriamente na liderança da Segundona, com 16 pontos conquistados em sete jogos. O Coxa, por sua vez, estaciona nos 10 pontos e desperdiça a chance de voltar ao G4 da competição. A equipe aparece na oitava colocação, ao lado de seu arquirrival, o Athletico, que está em nono por conta do saldo de gols (+1 contra -1).
O Coritiba volta a campo no dia 19 (uma segunda-feira), quando enfrenta o América-MG no Couto Pereira, às 21h35. Já o Goiás joga um dia antes, quando visita o Paysandu no Mangueirão, às 18h30.
TÉCNICO “NOVO”
O Coxa não pôde contar com o técnico Mozart à beira do campo. Ele levou cartão vermelho ao fim da última partida e cumpre suspensão. Com isso, auxiliar Denis Iwamura foi quem liderou a equipe.
ESCALAÇÕES
Coritiba e Goiás praticamente repetiram a escalaão dos últimos jogos. No time paranaense, a principal novidade foi Nicolas Careca, recuperado de lesão e que começou no banco de reservas (entrou em campo no começo do segundo tempo). No goiano, uma única alteração: o lateral-esquerdo Lucas Lovat, com dores musculares, ficou de fora do onze inicial, abrindo espaço para a entrada de Willean Lepo na equipe esmeraldina.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi um jogo de ataque (do Goiás) contra defesa (do Coritiba), com os visitantes passando mais tempo no próprio campo para tentar tirar espaços do adversário. O Esmeraldino, por sua vez, tinha as jogadas pela esquerda, em especial nas descidas de Willean Lepo, a sua principal arma.
A superioridade dos goianos ficou evidente nos arremates a gol. Foram sete finalizações do time da casa, contra apenas uma do Coxa. Nas melhores chegadas, Anselmo Ramon esteve duas vezes perto de marcar (com um cabeceio e um chute da entrada da área, aos 8 e aos 22 minutos) e Willean Lepo arriscou um chute perigoso de longa distância (aos 38). Já a melhor (e única boa) chegada do Coxa aconteceu aos 30, quando Ronier cruzou e Coutinho por pouco não desviou para o gol.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, o cenário da partida se manteve o mesmo. Prova disso é que o Goiás teve duas chances claríssimas para abrir o placar, aos 3 e aos 14 minutos, e só não conseguiu inaugurar o marcador por causa da falta de precisão do atacante Welliton, que desperdiçou ambas as oportunidades – e uma delas (a segunda) de forma inacreditável, bizarra.
Para tentar mexer no cenário do jogo, o Coxa chegou a apostar em Nicolas Careca no lugar de Wallisson. Mas não deu certo e o Esmeraldino acabou fazendo seu gols aos 22 minutos, após bom cruzamento de Diego Caito e um cabeceio firme de Rafael Gava.
Atrás do placar, os visitantes ainda apostaram em Vini Paulista, Júnior Brumado, João Almeida e Carlos de Pena, que substituíram Sebá Gómez, Gustavo Coutinho, Zeca e Lucas Ronier. Os paranaenses chegaram a esboçar uma pressão nos minutos finais, mas pouco fizeram para conseguir mexer no placar.
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Willean Lepo avança pela esquerda e cruza de canhota, na medida para Anselmo Ramon, que cabeceia firme. Pedro Rangel defende.
22 – Cruzamento de Willean Lepo. Welliton faz o pivô, ajeita e Anselmo Ramon chega batendo colocado da entrada da área, buscando o cando. A bola passa raspando a trave.
30 – Cruzamento de Lucas Ronier para o meio da área. Gustavo Coutinho aparece bem posicionado e se estica, mas não consegue alcançar a bola e desviar ela para o gol.
38 – Willean Lepo recebe na esquerda, ajeita para o meio e chuta de longa distância. A bola passa por cima do gol, perto do travessão.
39 – Cruzamento de Rafael Gava. Lucas Ribeiro vence a disputa com Aquino pelo alto e cabeceia para a defesa de Pedro Rangel.
Segundo tempo
3 – Willean Lepo desce pela esquerda e cruza buscando a segunda trave. Welliton aparece livre perto da pequena área, mas erra a finalização e desperdiça grande chance.
5 – Josué lança para Ronier, que encara o marcador, ajeita para a perna direita e chuta. A bola sai ao lado do gol.
10 – Cobrança de escanteio de Rafael Gava. Marcão Silva aparece no meio da área e testa firme, por cima do gol.
14 – Juninho recebe bom lançamento de Anselmo Ramon na direita e cruza para o meio da área. Welliton aparece livre para finalizar, mas novamente se atrapalha, pega mal na bola e tira o perigo.
22 – Gol do Goiás! Diego Caito recebe na direita e cruza de primeira para o meio da área. Rafael Gava aparece vindo de trás e cabeceia firme. Pedro Rangel se estica, mas não alcança.
34 – Cruzamento da direita. João Almeida desvia contra o próprio gol e obriga boa defesa de Pedro Rangel. No rebote, Juninho aparece livre dentro da área e, com o gol aberto, chuta por cima da meta.