Jogador do Coritiba lamenta chance perdida
Jogador do Coritiba lamenta chance perdida (Crédito: Valquir Aureliano)

A fraca campanha do Coritiba na Série B de 2025 tem explicação. E ela começa pelo setor ofensivo. Não são poucos os números que retratam a baixa produção ofensiva da equipe na competição.

Para começar, o Coxa do técnico Mozart é o 16º em gols marcados, com apenas seis em sete partidas. Em finalizações, é o 18º colocado, com média de 11,9 por partida. Só ficam abaixo do Coritiba dois times que lutam contra o rebaixamento: o Athletic-MG (com 11,1 por jogo) e o Botafogo-SP (com 9,4 por jogo). Os dados são do Sofascore.

Em finalizações certas, ou seja, os arremates que pelo menos chegam ao gol, o time paranaense é o 19º, com média de 3,0 por jogo.

Outros dois dados chamam a atenção. O Coritiba é apenas o 14º colocado em dribles certos, com média de 6,1 por jogo. E somente o 13º em cruzamentos certos, com 5,0 por partida.

Pontaria

No aspecto individual, o único destaque positivo do Coritiba é o meia Josué, que acerta 63% das finalizações. Ele tem média 1,1 finalizações por jogo — e 0,7 certas. No total, fez oito arremates na competição e marcou dois gols. Ou seja, um gol a cada quatro tentativas.

O português é o artilheiro do Coxa na Série B 2025, empatado com o centroavante Gustavo Coutinho, também com dois gols. O atacante precisou de 15 finalizações para marcar esses dois gols – ou seja, um a cada 7,5 tentativas.

QUEM MAIS FINALIZA NO CORITIBA
Jogadores com maior média de arremates na Série B

JogadorFinalizaçõesFinalizações certasPrecisão
Gustavo Coutinho2,10,629%
Lucas Ronier2,00,735%
Alex Silva1,70,212%
Josué1,10,763%
Sebá Gómez1,10,19%
Fonte: Sofascore

Pontos positivos

Alguns números mostram pontos positivos do Coritiba na Série B de 2025. O time é o terceiro com menos gols sofridos, com apenas cinco em sete partidas. Outro dado interessante é a posse de bola: a equipe de Mozart é a segunda melhor da competição, com 57%, atrás apenas do América-MG (62%). O Coxa também é o segundo em passes certos, com 384 por jogo, atrás somente do mesmo América-MG (421 por partida).