
estrelado pela atriz Ailén Roberto, o espetáculo Plumaje terá apresentação gratuita nos dias 24, 25 e 31 de maio e 1 de junho, no Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural. Além da entrada gratuita, todas as sessões contam com interpretação em Libras, garantindo a acessibilidade.
A obra teve como inspiração o conto “A Plumagem dos Pássaros”, do povo Calchaquí (Argentina) e revela acontecimentos que transformaram o mundo e desvela mistérios do universo por meio de cinco histórias tradicionais da América Latina. Entre elas está o conto do Mutum, do povo Yanomami (Brasil), que narra o nascimento da própria Noite, personagem principal do espetáculo. Também fazem parte da narrativa a serpente El Amaru, da mitologia dos Andes; a lenda do pica-pau dos Tehuelches, da Terra do Fogo; e a história da flor sagrada Qantu, do povo Quechua.
Com direção de Cadu Cinelli, fundador do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, e texto da dramaturga acreana Jamilssa, Plumaje é resultado de um processo cuidadoso de criação. A pesquisa e tradução dos contos originais foi realizada por Jorgelina Vázquez, que também assina o cenário e os adereços. Ailén Roberto, com vasta experiência na adaptação de narrativas literárias e orais para o palco, costura as histórias por meio da presença simbólica e poética da personagem Noite.
A estreia de “Plumaje” ocorreu em junho de 2024 na Biblioteca Pública do Paraná. Desde então, o espetáculo participou do 1° São José em Cena, em São José dos Pinhais — onde foi indicado ao prêmio de Melhor Monólogo — e do Encontro Teias de Ananse, em Joinville (2025).
Serviço
Espetáculo: Plumaje
Datas: 24, 25 e 31 de maio, e 01 de junho de 2025
Horário: 15h (ingressos gratuitos distribuídos 1h antes)
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Acessibilidade: Sessões com interpretação em LIBRAS
FICHA TÉCNICA
Atriz: Ailén Roberto
Direção: Cadu Cinelli
Dramaturgia: Jamilssa
Tradução dos contos originais que inspiraram a obra: Jorgelina Vázquez
Cenário e Adereços: Jorgelina Vázquez
Produção: Surya Roberto
Figurino: O grupo
Costureira: Sandra Franscica Canonico
Iluminação: Ike Rocha
Música: Nando di Castro
Letras: Jamilssa e Cadu Cinelli
Fotos: Rafaela Scremin e Gabriel Batz
Vídeo: Daniel Santoro
Operação de som: Ludovico Parodi
Realização: Colorín Colorado Produções Artísticas