
O Coritiba enfrenta o América-MG, nesta segunda-feira (dia 19) às 21h35, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 8ª rodada da Série B do Brasileiro.
O jogo terá transmissão gratuita no canal Desimpedidos no Youtube. Na TV aberta, a opção é a Rede TV. As alternativas pagas são Disney+ e ESPN.
Má fase
Os dois clubes vivem má fase. O Coxa vem de três derrotas nas últimas quatro rodadas. O América não ganhou nas últimas três partidas (empate com Paysandu e derrotas para Operário e Avaí).
Pior visitante da Série B
O time mineiro é o pior visitante da Série B, com três derrotas em três jogos (para Operário, Avaí e Remo). E nenhum gol marcado nesses duelos. No total de todas as competições do ano, o América só venceu uma fora de casa (foi contra o Betim, pelo Mineiro). Depois, mais três empates e seis derrotas.
Novidade no gol
Recuperado de fratura na mão, em março, o goleiro Pedro Morisco deve voltar ao Coritiba, assumindo o lugar de Pedro Rangel.
Novidade na escalação
Outra possível novidade na escalação é o ponta Nicolas Careca como titular. Recuperado de lesão muscular, ele entrou no segundo tempo do último jogo (derrota para o Goiás). Agora, pode ser titular, ganhando a vaga de Wallisson, volante que vem atuando em posição ofensiva pelo lado direito.
Artilheiro
O atacante Dellatorre, 33 anos, está recuperado de uma entorse no tornozelo e deve ser a novidade no banco. Como não atua há quase 45 dias, é pouco provável que seja titular. Ele é o artilheiro do Coritiba em 2025, com seis gols em 11 jogos. O ponta Everaldo segue fora, em recuperação.
Esquema tático
O técnico Mozart vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com Filipe Machado (direita) e Sebá Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três deve ter Nicolas Careca (direita), Josué (centro) e Lucas Ronier (esquerda).
Técnico mais jovem
O América tem o técnico mais jovem das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. William Batista, 32 anos, assumiu a equipe mineira no início de 2025. Chegou à final do Mineiro, mas não foi páreo para o elenco estrelado do Atlético. Na Copa do Brasil, caiu logo na primeira fase, derrotado por 1 a 0 pelo Cascavel.
Antes, William Batista rodou pelo Brasil. Ele comelou a carreira de auxiliar técnico em 2013, no Sumaré. Em 2017, não conseguiu emprego em clubes e trabalhou como motorista de aplicativo. Voltou ao mercado do futebol em 2018, na Chapecoense. Em 2019, chegou ao América-MG, para comandar o sub-15. Também dirigiu duas equipes sub-20: Bragantino em 2024 e Vasco em 2023.

Destaque individual
O melhor jogador do América no ranking Sofascore é o ponta Fabinho, 25 anos. O jogador tem um gol e duas assistências em cinco jogos na competição. Multicampeão e goleador na base do São Paulo, ele chegou ao Athletico Paranaense em 2020. Disputou 20 jogos pelo clube paranaense e marcou um gol – foi na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, pelo Brasileirão. Depois, rodou pelo Brasil e se destacou em 2022, no CRB, com oito gols em 31 jogos. Teve grande temporada em 2023, com 11 gols em 44 jogos pelo Criciúma. Chegou ao América no início de 2024 e já soma 12 gols e oito assistências em 57 partidas.

Velho conhecido
Outro destaque do América em 2025 é o atacante Figueiredo, que defendeu o Coxa em 2024. O jogador, de 23 anos, vem atuando pela ponta-esquerda e soma um gol e uma assistência em sete rodadas da Série B. Ele pertence ao Vasco e está emprestado.

Veterano no ataque
O centroavante do América é Willian Bigode, 38 anos, ex-Athletico Paranaense, Fluminense e Palmeiras. Ele tem um gol em sete jogos em 2025.
Desfalques
O América não vai contar com o meia-atacante boliviano Miguel Terceros, o Miguelito, que está suspenso pelo STJD – ele é acusado de injúria racial contra Allano, do Operário. Outra baixa é o meia argentino Martín Benítez (30 anos, ex-Grêmio, São Paulo e Vasco), que se transferiu para o Goiás. O volante Alê e o atacante Guilherme Pato seguem no departamento médico.
Reforços
Podem voltar ao time os volantes Cauan Barros e Kauã Diniz, que estavam suspensos na última rodada.
- CORITIBA x AMÉRICA-MG
- Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva, Guilherme Aquino, Bruno Melo e Zeca; Filipe Machado e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Josué e Nicolas Careca (Wallisson); Gustavo Coutinho. Técnico: Mozart
- América: Matheus Mendes; Mariano (Júlio Cesar), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miquéias, Felipe Amaral e Cauã Barros (Miqueias); Stênio (Fabinho), Elizari e Figueiredo; William Bigode. Técnico: William Almeida
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Local: Couto Pereira, segunda-feira às 21h30
- TV: Desimpedidos, Disney+, ESPN e Rede TV