
A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) inaugura nesta quinta-feira (29) de manhã o painel Memórias da Cidade, na Travessa da Lapa, no Centro de Curitiba. São 18 quadros em azulejos pintados por artistas urbanos.
O projeto conta com o apoio da prefeitura de Curitiba e da rede de Condomínios Garantidos Instaladas em um muro de cerca de 20 metros de comprimento. As pinturas se baseiam em fotos antigas de edificações do fim do século 19 e da primeira metade do século 20, período em que a região central de Curitiba registrou um crescimento acelerado.
O trabalhou durou cerca de 10 meses e envolveu, além dos artistas urbanos, os seguintes profissionais: André de Sousa (produção dos painéis), Deisi Momm Fonseca (criação e organização), Marcus Gomes (pesquisa e redação), Olga Kriger (revisão) e Edilson Cit de Lima (instalação).
As técnicas utilizadas pelos artistas – a maioria deles grafiteiros e tatuadores – incluem desenhos a lápis, caneta esferográfica preta, nanquim e ainda colagem, recurso utilizado pelo artista Paulo Momm para substituir o motorista de um ônibus urbano da década de 50 pelo emblemático Carlitos, personagem de Charles Chaplin.
Sempre acompanhado de pequenos textos para situar historicamente as pessoas que passam pela travessa, a instalação do painel coincide com o aniversário da ACGB/Vida Urbana que, neste mês, comemora 25 anos de existência, toda ela dedicada à zeladoria urbana.
A coordenadora de projetos da associação, Deisi Fonseca, lembra que foi no mesmo local, há 11 anos, que a entidade deu início ao projeto “Poesia em Cores” – hoje Poesia em Azulejos – com um poema de Adélia Woellner, também homenageada no mural. A ação deu início a um processo de despichação que mobiliza a entidade até hoje, sempre trocando locais degradados do espaço público por versos e desenhos pintados em azulejo.
Para ampliar a divulgação do painel, a ACGB/Vida Urbana disponibilizou em seu site (www.acgb.com.br) as fotos antigas que inspiraram os artistas. Elas figuram ao lado dos desenhos originais e de informações adicionais sobre cada uma das edificações. Para acessar detalhes sobre cada uma das obras basta apontar a câmera do celular para o QR Code que acompanha cada uma delas.