Banda Peixes Vorazes 2 – Foto Reprodução Instagram
Foto: Reprodução Instagram

Uma das bandas underground mais conhecias de Curitiba, o Lado B, inicia neste domingo (01) uma programação gratuita para comemoras seus 15 anos. A celebração se extende pelo mês de junho.

A noite de estreia da programação oficial traz ao palco duas bandas curitibanas que refletem a força criativa da cena local: Água de Valeta, com seu punk hardcore direto e potente, e Peixes Vorazes, grupo com formação majoritariamente feminina, formado por piscianes que mistura rock autoral, poesia afiada e irreverência em um som sensível e combativo. Criada em março de 2024 pela vocalista Oksana, Peixes Vorazes já se destaca pelo frescor das composições que aliam sensibilidade, sagacidade e pitadas de humor.

Todos os eventos comemorativos dos 15 anos do Lado B terão entrada 100% gratuita, mantendo o espírito inclusivo e independente que guiou o bar desde sua inauguração, em 2010.

Um legado de 15 anos de cultura underground

Fundado pelo farmacêutico e músico Fabricio Babbur e pela produtora e roteirista Regina Walger, o Lado B nasceu como uma resposta à escassez de espaços voltados à cena alternativa no Centro. “Quando abrimos, não tínhamos muitas pretensões. Era um boteco simples que nasceu para suprir a falta do Lino’s”, relembra Regina. “Antes de abrir o Lado B, eu estava infeliz na minha profissão de farmacêutico. Apostamos no bar sem grandes ambições. Hoje, 15 anos depois, temos uma história com mais de mil shows e muitas amizades”, completa Fabricio.

Durante sua trajetória, o Lado B recebeu artistas de todos os cantos – do blues ao crust, do cinema experimental à discotecagem punk. Passaram por ali bandas internacionais como Rattus (Finlândia) e Pavement King (Irlanda), e lendas do punk mundial como integrantes do G.B.H. e Dead Kennedys. Além de fomentar o underground, o bar também foi pioneiro na democratização do chope artesanal na cidade. “Manter um bar funcionando por 15 anos em Curitiba é um grande desafio. Muitos não conseguiram durar todo esse tempo. Mas temos a nosso favor um público muito fiel, que sempre nos apoiou e tem verdadeira paixão pelo underground”, afirma Regina.

Destaques da programação de aniversário

Além da estreia no domingo (1º/06), o mês de junho promete uma série de atrações que refletem a diversidade e ousadia do Lado B. Entre os destaques estão os paulistas do Test (power duo de grindcore experimental) e do hardcore furioso do Dischava, além do aguardado retorno da banda curitibana WiFi Kills, lançamento do primeiro EP do trio Tela Vazia e exibição de curtas do cinema alternativo, com presença do realizador Petter Baiestorf (de Palmitos, SC). A discotecagem fica por conta de n

3omes como Ariel (SP), ícone do punk brasileiro e vocalista das bandas Invasores de Cérebros e Restos de Nada.

E para quem ainda não conhece o espaço, a oportunidade é ideal: além da entrada gratuita em todas as noites, doadores de sangue que apresentarem comprovante de doação ganham um chope de 300 ml da Cervejaria Irônica, uma das apoiadoras do evento, junto com a GT Music Instrumentos Musicais.

Serviço:
Lado B – 15 anos
Local: Bar Lado B

Endereço: Rua Inácio Lustosa, 517 – São Francisco – Curitiba (PR)

Horários: bar aberto de sexta a segunda-feira, a partir das 18h

Entrada: Gratuita

Promoção especial para doadores de sangue: um chope de 300ml mediante comprovante
Apoio: Cervejaria Irônica e GT Music Instrumentos Musicais

Programação especial de 15 anos do Lado B:

1º/06 (domingo): shows com as bandas Água de Valeta e Peixes Vorazes

06/06 (sexta-feira): exibição de curtas de Petter Baiestorf e Jonathan Rodrigues Carvalho

07/06 (sábado): shows com as bandas Dischava (SP), Destroy System e Visione Obscura

08/06 (domingo): show com a banda Candy Man Club

14/06 (sábado): show com a banda Tela Vazia

15/06 (domingo): shows com as bandas Test (SP), Tifo e Espectrovulto

20/06 (sexta-feira): discotecagem trevosa com Jack Jack

21/06 (sábado): discotecagem com Ariel (SP, vocalista das bandas Invasores de Cérebros e Restos de Nada)

22/06 (domingo): shows com as bandas Projeto Trator (SP) e Ocultum (Chile)

29/06 (domingo): show de retorno da banda WiFi Kills